Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25369
Título: Caracterização da droga vegetal a partir das folhas da Spondia monbin L. (Anacardiaceae)
Autor(es): Silva, Allan Silvestre
Palavras-chave: Cajazeira
Produtos terapêuticos
Plantas medicinais
Material vegetal
Data do documento: 24-Mai-2021
Resumo: Conhecida como cajazeira, Spondias monbin L. na medicina popular é utilizado no combate a febres biliosas, dores de estomago, constipações entre outros. O chá é um dos métodos de preparo mais utilizados para tratamento de patologias, devido ao baixo custo e fácil acesso. Das matérias primas vegetais é possível produzir diversos produtos, entre eles o pó vegetal, que pode ser obtido por processos de trituração e tamisação. Porém, há uma escassez de informações sobre as características da droga vegetal oriunda das folhas de S. monbin L. Assim, este estudo traz como objetivo principal a identificação das propriedades físico-químicas do pó obtido da folha de S. monbin L. Para a caracterização da droga vegetal das folhas de S. monbin L., foi realizado a secagem, trituração e tamisação, determinação da densidade aparente não compactada, densidade compactada, dessecação, intumescência, e além do método de infusão realizado através do pH. Foram obtidos 6 tamanhos de partículas que foram denominadas de SB01, SB02, SB03, SB04, SB05 e SB06, seguindo a ordem decrescente de tamanho. O melhor rendimento foi obtido com a partícula SB03 (33,13 %). A densidade não compactada das amostras variou entre 0,1593 g/L a 0,2704 g/L, enquanto que na densidade compacta a foi entre 0,2209 g/L a 0,3598 g/L. Em relação a dessecação, as amostras variaram entre 8,1185 a 7,2577 %, e de acordo com a farmacopeia, apenas a amostra SB03 obteve resultado satisfatório quanto ao índice de perda de água. A intumescência confere a capacidade que o pó tem de absorção, onde quanto maior o tamanho da partícula, menor seu índice de intumescimento, assim todos os pós seguiram a regra, exceto o pó da amostra SB04 que apresentou índice de intumescência menor quando comparado ao tamanho de partícula maior. Na determinação do pH, os resultados obtidos variaram entre 2,70 a 3,77, evidenciando a presença de compostos ácidos. Dessa forma, para uma melhor e mais segura aplicação de seu uso, é essencial a exploração das características dessa matéria vegetal, elucidando a importância desse estudo.
Descrição: SILVA, Allan Silvestre. Caracterização da droga vegetal a partir das folhas da Spondia monbin L. (Anacardiaceae). 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25369
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósitoTermo de depósito448.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Allan Silvestre SilvaPDF - Allan Silvestre Silva709.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.