Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25372
Título: (15/12/2021) A autotranscendência de profissionais da saúde do Brasil no ápice da crise da pandemia da Covid-19
Autor(es): Nascimento, Gabrielly Andrade do
Palavras-chave: Autotranscendência
Profissionais da saúde
Logoterapia
Covid-19
Data do documento: 26-Nov-2021
Resumo: A pandemia da Covid-19 provocou mudanças globais nos contextos sociais, econômicos e no âmbito da saúde. Com a facilidade de propagação do vírus, os hospitais superlotaram, convocando assim os profissionais da saúde para atuarem frente à nova enfermidade, muitas vezes abrindo-se aos valores e ao sentido fora de si mesmos, o que configuramos como um fenômeno de autotranscendência. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo averiguar as contribuições da autotranscendência no trabalho de profissionais de saúde brasileiros diante da pandemia da Covid-19, doença viral revelada pela primeira vez em dezembro de 2019 na China. Diante disso, o estudo é de suma importância tendo em vista que os profissionais estão lidando com a finitude e consequências da pandemia tanto em aspectos profissionais quanto pessoais. Tais circunstâncias podem lhe fazer questionar sobre o sentido e valor do seu trabalho diante do contexto pandêmico. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa documental em três portais de notícia de grande destaque no Brasil: BBC Brasil, G1 e UOL. Logo, a pesquisa compreende-se mediante uma busca ativa por discursos que expressam sinais de autotranscendência nas vivências dos trabalhadores da área da saúde durante a segunda onda do combate da Covid-19. A coleta de dados foi realizada durante o período de 01 de Fevereiro a 31 de Julho de 2021, sendo encontrados discursos referentes a 130 profissionais da saúde. Para análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo Temática de Bardin e Planilhas Google, para estatísticas simples. Ao que concerne os resultados, foram percebidos 272 narrativas demonstrando a presença da autotranscendência. Os relatos analisados foram classificados em suas respectivas classes temáticas, sendo elas: Diferenciação, Afetação, Entrega e Autodirecionamento. Desse jeito, os resultados tiveram como base de argumentação a Logoterapia e Análise Existencial, levando ao entendimento que apesar dos impactos negativos sobre a saúde mental, física e emocional que rodeiam os profissionais da saúde na segunda onda da pandemia, eles continuam transcendendo-se frente ao outro e ao seu trabalho.
Descrição: NASCIMENTO, Gabrielly Andrade do. A autotranscendência de profissionais da saúde do Brasil no ápice da crise da pandemia da Covid-19. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25372
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Gabrielly Andrade do Nascimento.pdfPDF- Gabrielly Andrade do Nascimento968.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito593.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.