Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25379
Título: Caracterização de usuários cadastrados em um Centro de Atenção Psicossocial em município paraibano
Autor(es): Santos, Janete Laurentino dos
Palavras-chave: Saúde Mental
Serviços de Saúde Mental
Transtornos Mentais
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: Objetivou-se caracterizar o perfil sociodemográfico e clínico dos usuários cadastrados em Centro de Atenção Psicossocial modalidade III. Estudo transversal com abordagem quantitativa realizado em Campina Grande-PB, mediante utilização de dados secundários oriundos de análise documental de prontuários. A amostra foi composta por 582 usuários maiores de 18 anos, acometidos por transtornos severos e persistentes atendidos em Centro de Atenção Psicossocial modalidade III, entre os anos de 2012 a 2016. Foi realizada análise descritiva e inferencial das variáveis sociodemográficas e clínicas. O teste de Qui-quadrado, com significância de 95% foi usado para verificar a associação entre variáveis sociodemográficas, clínicas e tempo de acompanhamento. Os usuários atendidos no cenário estudado são em sua maioria do sexo feminino (57,6%), com faixa etária predominante entre 20-49 anos (54,6%), tempo de acompanhamento entre 3-9 anos (65,8%) e sem histórico de internação. (94,3%). Observou-se predominância do diagnóstico de Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes (75,1%). Evidenciou-se diferença significativa entre as variáveis tempo de acompanhamento e variáveis sociodemográficas e clínicas (p <0,05). O estudo possibilitou a caracterização sociodemográficas e clínicas dos usuários atendidos em Centro de Atenção Psicossocial, evidenciando a singularidade dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial e ainda reforçando a contribuição dos serviços de base comunitária no cuidado centrado no usuário para redução das internações psiquiátricas, principalmente no contexto estudado.
Descrição: SANTOS, Janete Laurentino dos. Caracterização de usuários cadastrados em um Centro de Atenção Psicossocial em município paraibano. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25379
ISSN: CDD 362.2
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janete Laurentino dos Santos.pdfPDF - Janete Laurentino dos Santos641.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito530.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.