Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25382
Título: Saúde mental do homem: revisão sistemática de estratégias para busca e adesão aos cuidados
Autor(es): Souza, Paula Danielly Queiroz de Barros
Palavras-chave: Saúde mental
Saúde do homem
Cuidados em saúde
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: Objetivo: Analisar as intervenções que colaboram para fomentar a procura e os cuidados em saúde mental da população masculina, a partir de uma revisão sistemática da literatura. Método: Foram analisados artigos de intervenções em saúde mental para busca e adesão aos cuidados na população de homens por quatro revisores independentes que utilizaram as seguintes bases de dados eletrônicas: BVS, Google Scholar, PubMed e Scielo, sem restrições para ano de publicação, nacionalidade, idioma ou método. Resultados: Fizeram parte desta revisão 08 artigos, que preencheram os critérios de seleção. Os estudos analisados envolveram amostras exclusivamente masculinas (n = 08). Dos achados, 04 eram estudos qualitativos (04 entrevistas), 03 eram quantitativos (01 RCT, 02 comparações pré-pós) e 01 incluía ambos desenhos de estudo quantitativos e qualitativos (01 entrevista). Conclusão: Esta revisão reverbera a escassez de estudos sobre saúde mental do homem especialmente no que se refere a intervenções baseadas em evidências voltadas para ampliar comportamentos de busca e adesão aos serviços. Desta forma, verifica-se a importância de novas pesquisas que visem contribuir para a necessidade de criação de programas interventivos com atenção voltada à prevenção de comportamentos de risco por homens, além do planejamento e aprimoramento de métodos seguros e confiáveis que viabilizem, ampliem e fortaleçam a busca de serviços em saúde mental, a adesão às rotinas de prevenção, avaliação e tratamento, considerando ainda especificidades étnicas e etárias dos homens.
Descrição: SOUZA, Paula Danielly Queiroz de Barros. Saúde mental do homem: revisão sistemática de estratégias para busca e adesão aos cuidados. 2020. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25382
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Paula Danielly Queiroz de Barros Souza.pdfPDF - Paula Danielly Queiroz de Barros Souza406.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.