Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25385
Título: Impactos Orçamentários Causados pela Pandemia da Covid-19 nas Universidades Públicas Estaduais Brasileiras
Autor(es): Macêdo Neto, Luis de
Palavras-chave: Orçamento Público
Despesa Pública
COVID-19
Data do documento: 14-Dez-2021
Resumo: Esta pesquisa objetivou verificar reflexos da pandemia da COVID-19 na execução orçamentária das universidades públicas estaduais brasileiras em 2020 em relação a 2019. Para tanto, ofereceram base para este estudo a Teoria da Contingência, legislação e normas da área. Realizou-se uma pesquisa descritiva, documental, de cunho quanti-qualitativo. Os dados foram coletados no portal da transparência de cada Estado brasileiro. Para obtenção da amostra foram realizadas três grandes etapas: (1) identificação dos Estados brasileiros que possuíam universidade estadual, (2) coleta dos dados referentes à despesa pública paga do exercício de 2019 e 2020 e (3) a tabulação destes em planilha eletrônica. Realizou-se, também, uma análise estatística através do software R Core Team (2021) com a interface do R Studio. Com isso, verificou-se que a maioria das despesas estudadas sofreu alterações significativas no volume de recurso aplicado em virtude da pandemia da COVID-19. Observou-se, ainda, que o número de clusters formados para cada grupo de despesa foi relativamente pequeno (mais especificamente, três). Logo, compreende-se que, apesar de as universidades estaduais terem adotado estratégias distintas, considerando os gastos de maneira individual, ainda houve certa semelhança na alocação de recursos para o período da pandemia em 2020, com destaque para as despesas com diárias, passagens e locomoção que sofreu maior redução, corroborando com a Teoria da Contingência, que busca explicar que as organizações se adequarão aos imprevistos, nesse caso, a pandemia.
Descrição: MACÊDO NETO, Luis de. Impactos Orçamentários Causados pela Pandemia da Covid-19 nas Universidades Públicas Estaduais Brasileiras. 2021. 34f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Gestão Pública EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25385
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luís de Mâcedo Neto.pdfPDF - Luís de Mâcedo Neto2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito317.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.