Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25407
Título: Análise das repercussões econômicas causadas pelo fechamento dos terminais de caixa eletrônico na cidade de Umbuzeiro-PB
Autor(es): Barbosa, Angelina Maria
Palavras-chave: Terminais de caixas eletrônicos
Segurança pública
Novo cangaço
Economia local
Data do documento: 29-Set-2021
Resumo: O caixa eletrônico é um sistema que dispõe de terminal bancário de autoatendimento, que identifica e proporciona ao cliente o uso de diversos serviços de um determinado banco. O presente trabalho, ora desenvolvido, tem como objeto de estudo, a análise das repercussões Socioeconômicas causadas pelo fechamento dos terminais de caixa eletrônico na cidade de Umbuzeiro-PB. A pesquisa explanará a questão do “novo cangaço” denominação dada aos assaltos em cidades do interior relacionados a bancos e terminais de caixas eletrônicos. A investigação, de caráter explicativa, exploratória e descritiva (GIL,1994), a coleta de materiais foi realizada, através de contatos com usuários do sistema bancário e da população local, pelo uso de aplicativos de comunicação, via internet e Apps de smartphone, que responderam um questionário procurando enfatizar as consequências deste fenômeno social. A bibliografia busca aportes teóricos que deem conta de uma probabilidade interdisciplinar, além de artigos científicos divulgados no meio eletrônico. A coleta subsidiou a análise que explicitou a realidade de dependência da população de Umbuzeiro em relação à presença dos terminais de caixas eletrônicos; identificar de quantos terminais a cidade dispõe bem como seu fluxo de utilização; verificar quais as principais razões do desligamento desses terminais no espaço diaginostificado; analisar de que forma esse desligamento impacta na dinâmica da econômia local como também da região. Entretanto, constatou-se que a carência de segurança pública na cidade de Umbuzeiro-PB, cresceram as ocorrências exacerbadas de criminalidades relacionadas a terminas de caixas eletrônicos, apesar disso foram agravados o desenvolvimento econômico e social dificultando, assim, o desenvolvimento socioeconômico da cidade.
Descrição: BARBOSA, A. M. Análise das repercussões econômicas causadas pelo fechamento dos terminais de caixa eletrônico na cidade de Umbuzeiro-PB . 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25407
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Angelina Barbosa.pdf2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdf61.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.