Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25411
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Gislayne Aparecida Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T22:41:27Z | - |
dc.date.available | 2022-01-05T22:41:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25411 | - |
dc.description | MIRANDA, G. A. B. M. O ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre formação docente e práticas pedagógicas em uma escola do campo de Queimadas-PB. 202. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como contribuição refletir sobre a formação docente e práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal José Francisco Bezerra, localizada no Sítio Catolé municipalidade de Queimadas-PB. A preocupação central é compreender se os conhecimentos geográficos adquiridos na vida acadêmica dos professores proporcionam a construção de uma prática docente significativa, que contribua para promover a alfabetização geográfica dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançarmos os objetivos propostos, realizamos pesquisa utilizando autores como: Callai (2005), Cavalcanti (1998), Straforini (2002), que retrata a problemática do ensino de Geografia nos anos iniciais e a formação docente. Este trabalho apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, com a utilização do método indutivo, o procedimento metodológico que norteou o desenvolvimento da pesquisa, é pautado na pesquisa de campo a partir da análise de dados coletados da pesquisa realizada com os professores/pesquisados. A sistematização de nossas observações e dados coletados nos permite ressaltar a importância da preparação, qualificação e formação continuada dos professores pedagogos, para que estejam preparados para a prática docente, possibilitando a alfabetização geográfica aos alunos dos anos iniciais do ensino sendo está basilar para as de mais séries do ensino fundamental, construindo um ensino aprendizagem de geografia significativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Juliana de Almeida Nobrega | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | O ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre formação docente e práticas pedagógicas em uma escola do campo de Queimadas-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EG - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC pos graduação 20 de outubro.pdf | PDF: Gislayne Aparecida Barbosa Miranda | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de deposito Gislayne.pdf | Termo de depósito: Gislayne Aparecida Barbosa Miranda | 79.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.