Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Gislayne Aparecida Barbosa-
dc.date.accessioned2022-01-05T22:41:27Z-
dc.date.available2022-01-05T22:41:27Z-
dc.date.issued2021-07-08-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25411-
dc.descriptionMIRANDA, G. A. B. M. O ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre formação docente e práticas pedagógicas em uma escola do campo de Queimadas-PB. 202. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como contribuição refletir sobre a formação docente e práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal José Francisco Bezerra, localizada no Sítio Catolé municipalidade de Queimadas-PB. A preocupação central é compreender se os conhecimentos geográficos adquiridos na vida acadêmica dos professores proporcionam a construção de uma prática docente significativa, que contribua para promover a alfabetização geográfica dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançarmos os objetivos propostos, realizamos pesquisa utilizando autores como: Callai (2005), Cavalcanti (1998), Straforini (2002), que retrata a problemática do ensino de Geografia nos anos iniciais e a formação docente. Este trabalho apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, com a utilização do método indutivo, o procedimento metodológico que norteou o desenvolvimento da pesquisa, é pautado na pesquisa de campo a partir da análise de dados coletados da pesquisa realizada com os professores/pesquisados. A sistematização de nossas observações e dados coletados nos permite ressaltar a importância da preparação, qualificação e formação continuada dos professores pedagogos, para que estejam preparados para a prática docente, possibilitando a alfabetização geográfica aos alunos dos anos iniciais do ensino sendo está basilar para as de mais séries do ensino fundamental, construindo um ensino aprendizagem de geografia significativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Juliana de Almeida Nobregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleO ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre formação docente e práticas pedagógicas em uma escola do campo de Queimadas-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EG - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC pos graduação 20 de outubro.pdfPDF: Gislayne Aparecida Barbosa Miranda1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito Gislayne.pdfTermo de depósito: Gislayne Aparecida Barbosa Miranda79.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.