Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25421
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Jucinara Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T22:55:53Z | - |
dc.date.available | 2022-01-05T22:55:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25421 | - |
dc.description | ALVES, J. F. Webquest na prática pedagógica: interface para novos modos de ensinar com uso da Internet. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso, cujo interesse voltou-se à Webquest na prática pedagógica, construiu-se apoiado na abordagem qualitativa via perspectiva colaborativa. Ocorreu junto a uma docente, que atua em uma escola pública situada na zona rural da cidade de Ingá, no quarto ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo geral: Contribuir com a prática pedagógica digital de uma professora da educação básica de ensino fundamental anos iniciais. A finalidade foi proporcionar à docente a experiência de vivenciar uma nova metodologia em sua prática pedagógica, bem como, auxiliar a professora a inovar em suas aulas. Também verificamos através do uso e aplicação da Webquest se os estudantes tiveram melhor aproveitamento do componente curricular de Língua Portuguesa. Por fim, analisamos suas contribuições para a prática em sala de aula em tempos remotos. Como fruto desta experiência colaborativa, foi possível inferir o quanto a docente se mostrou satisfeita com os resultados colhidos no tocante as suas próprias aprendizagens, além de realçar que a Webquest demonstrou ser uma metodologia significativa para o ensino e aprendizagem, da qual, estimula os alunos a buscarem mais conhecimento, despertando neles curiosidade, além de uma navegação na internet responsável e consciente. Quando bem elaborada, permite um aprendizado mais significativo e atrativo para o aluno. Conciliada à metodologia ativa, pode contribuir para uma nova visão de ensino a partir de recursos digitais, em que o profissional se permite utilizar, de modo apropriado, meios atuais para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem digital dos seus alunos. Desta maneia, o trabalho nos faz repensar em novos modos de aprender e ensinar através do uso da internet. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria Lúcia Serafim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Webquest | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa colaborativa | pt_BR |
dc.title | Webquest na prática pedagógica: interface para novos modos de ensinar com uso da Internet | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jucinara Ferreira - TCC - FINAL.pdf | pdf - Jucinara Ferreira Alves | 951.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Jucinara Ferreira Alves- Termo.pdf | Termo de depósito | 75.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.