Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25422
Título: Entre o impeachment e o bolsonarismo: a interpretação dos movimentos sociais de juventude em Campina Grande acerca do debate sobre a crise brasileira.
Autor(es): Duarte, Gregório Henrique Silva
Palavras-chave: Impeachment
Bolsonarismo
Crise econômica
Neodesenvolvimentismo
Data do documento: 14-Out-2021
Resumo: O trabalho ora apresentado se insere na temática da sociologia política com ênfase no debate referente ao impeachment e a ascensão do Bolsonarismo. Buscando abordar os fenômenos a partir da contribuição dos movimentos sociais de juventude em Campina Grande-PB, nosso objeto de estudo ancora-se na problematização da crise decorrente da matriz econômica neodesenvolvimentista e seus impactos econômicos, sociais e políticos. Objetivando identificar as causalidades desses processos, além de especificamente examinar a perspectiva dos movimentos sociais e dos autores da sociologia contemporânea. Metodologicamente ancorados no materialismo histórico e dialético, utilizamos a contribuição de pensadores clássicos da ciência política, a exemplo de Antonio Gramsci. Destaca-se a importância da contribuição das elucubrações de Armando Boitto Jr. para este trabalho, nos utilizamos de suas obras como fio condutor deste trabalho. É importante ressaltar que a pesquisa é de natureza qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, avaliando as opiniões dos atores políticos atuantes nas organizações de juventude em Campina Grande-PB. Nossos resultados apontam para visões contraditórias acerca das interpretações sobre o impeachment e o bolsonarismo.
Descrição: DUARTE, G. H. S. Entre o impeachment e o bolsonarismo: a interpretação dos movimentos sociais de juventude em Campina Grande acerca do debate sobre a crise brasileira. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25422
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - GREGORIO HENRIQUE SILVA DUARTEPDF - GREGORIO HENRIQUE SILVA DUARTE1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - TERMO DE DEPÓSITOPDF - TERMO DE DEPÓSITO170.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.