Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25428
Título: Impactos da dor crônica na qualidade de vida de idosos: uma revisão integrativa
Autor(es): Silva, Edvania Regina Martins da
Palavras-chave: Dor crônica
Qualidade de vida
Envelhecimento
Saúde do idoso
Data do documento: 27-Abr-2021
Resumo: Introdução: o envelhecimento pode ser definido como um conjunto de modificações decorrentes do avanço da idade. A partir dessas modificações pode-se observar a diminuição de suas aptidões, capacidades físicas e emocionais, gerando repercussões que podem acometer a qualidade de vida dos idosos, como a dor crônica, sendo relevante a sua identificação e o quanto interfere na sua perspectiva de vida em relação à realização das atividades básicas de vida diária, que são, em sua maioria, as mais sensíveis às alterações dolorosas. Objetivo: analisar na literatura o que a produção científica retrata sobre os impactos da dor crônica na qualidade de vida de idosos não institucionalizados. Metodologia: foi realizada uma busca por artigos nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Biblioteca virtual em Saúde (BVS), publicados entre os anos de 2011 a 2021 Resultados: a partir da busca realizada, foram encontrados 464 artigos, destes inicialmente foram excluídos 447 resultados, sendo 01 por ser duplicado e 446 por abordarem temáticas que não estavam dentro da área de abrangência do tema desta revisão. Ao final de toda análise foram selecionados 05 artigos para compor esta revisão. Conclusão: os dados sugerem que mulheres são mais susceptíveis à dor e que a intensidade da dor nesta faixa etária tende a ser moderada; além disto, há indicativo de que o domínio físico da qualidade de vida seja o mais afetado pelo quadro álgico, o que pode predispor idosos com dor a quedas.
Descrição: SILVA, Edvania Regina Martins da. Impactos da dor crônica na qualidade de vida de idosos: uma revisão integrativa. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25428
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito66.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Edvania Regina Martins da Silva.pdfPDF - Edvania Regina Martins da Silva770.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.