Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25429
Título: A realidade virtual como tratamento para equilíbrio em idosos: uma revisão integrativa
Autor(es): Costa, Carla Yohanna Feitosa
Palavras-chave: Realidade Virtual
Gameterapia
Equilíbrio
Idoso
Data do documento: 28-Abr-2021
Resumo: Introdução: um dos casos que mais leva idosos a internação em hospitais são as quedas, a maioria das vezes relacionadas a episódios de falta de equilíbrio. Uma nova forma de abordagem de intervenção nesta situação foi desenvolvida através do uso da realidade virtual. Objetivo: identificar como a realidade virtual atua no treinamento de equilíbrio em idosos. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura através de busca realizada nas seguintes fontes eletrônicas: PEDro, PubMed, LILACS e na SciELO. Os critérios de inclusão foram: estudos realizados com idosos (>60 anos) realizados nos últimos 10 anos (2011 a 2021); estudos experimentais, estudos observacionais, ensaios clínicos e que continham o texto disponível na íntegra. Estudos que continham doenças associadas, estudos de caso e estudos de revisão foram excluídos. Resultados: a partir da busca inicial 112 artigos foram encontrados, 6 foram excluídos por estarem repetidos, 14 artigos foram escolhidos para leitura na íntegra e apenas 8 foram selecionados para compor essa revisão. Conclusão: pode-se inferir que a utilização de jogos através de consoles como Nintendo Wii e Xbox, pela realidade virtual, proporcionam benefícios no tratamento para equilíbrios em idosos, sendo observados avanços significativos na melhora desse equilíbrio.
Descrição: COSTA, Carla Yohanna Feitosa Costa. A realidade virtual como tratamento para equilíbrio em idosos: uma revisão integrativa. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25429
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito65.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Carla Yohanna Feitosa CostaPDF - Carla Yohanna Feitosa Costa380.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.