Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25438
Título: Os impactos psicológicos e sociais causados pelo diagnóstico e tratamento do câncer em pacientes e seus acompanhantes
Autor(es): Martinho, Yago Porfírio
Palavras-chave: Câncer
Impactos psicológicos
Impactos sociais
Psicanálise
Data do documento: 31-Mai-2021
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar os impactos psicológicos e sociais causados pelo diagnóstico e tratamento do câncer, tanto nos pacientes, como em seus acompanhantes. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado com 10 (dez) pacientes oncológicos que estiveram em tratamento entre os anos de 2015 e 2018, e respectivamente, 10 (dez) acompanhantes, residentes da cidade de Taperoá-PB. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa, cujo material resultante foi analisado com base noreferencialpsicanalítico, por meio de análise de conteúdo. O material obtido foi agrupado em três eixostemáticos: 1. Os impactos psicológicos do diagnóstico e do tratamento do câncer, 2. Os impactos da representação simbólica e o imaginário social do câncer; 3.Estratégias de enfretamento utilizadas pelos pacientes e acompanhantes para lidar com o câncer. Como resultados encontrou-se que o lugar que o câncer ocupa no imaginário social interfere na forma como os pacientes e seus acompanhantes lidam com o processo de adoecimento, tratamento e cura do câncer. Além disso, tanto os pacientes, quanto os seus acompanhantes e familiares, sofrem impactos psicológicos oriundos do diagnóstico, adoecimento e tratamento. Existem conteúdos conscientes e inconscientes que envolvem a vida dos sujeitos e o diagnóstico de câncer representa, por vezes, uma sentença, dificultando a visualização das possibilidades de tratamento e de cura. Verificou-se, também, que os pacientes oncológicos e seus acompanhantes possuem uma representação simbólica do câncer associada a uma condenação, julgamento ou sentença de morte, o que afeta o olhar que o paciente tem para si mesmo e como percebe os olhares das outras pessoas para ele. Por fim, constatou-se que os participantes desta pesquisa utilizaram de recursos subjetivos para lidar e enfrentar o processo de adoecimento e tratamento de câncer, dentre eles o de mais destaque foi a religiosidade.
Descrição: MARTINHO, Yago Porfírio. Os impactos psicológicos e sociais causados pelo diagnóstico e tratamento do câncer em pacientes e seus acompanhantes. 2021. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25438
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yago Porfírio MartinhoPDF - Yago Porfírio Martinho894.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito50.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.