Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25461
Título: Fatores associados à hipossalivação: mulheres, menopausa, hipertensão e hipotireoidismo
Autor(es): Santos, Yuri Lins dos
Palavras-chave: Epidemiologia
Salivação
Hipossalivação
Xerostomia
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: O objetivo deste estudo foi determinar a ocorrência de hipossalivação em adultos e sua associação com determinantes individuais, como o uso de medicamentos, condições sistêmicas, tabagismo e etilismo. Métodos: Foi desenvolvido um estudo transversal com 402 adultos de uma microárea de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no interior do estado do Ceará, região Nordeste do Brasil, e na clínica escola de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus Campina Grande – PB. Foram coletadas informações sobre as características sociodemográficas e gerais de saúde, realizada sialometria, com fluxo salivar estimulado e realizada análise bivariada, utilizando o teste qui-quadrado de Pearson (χ2) e o teste exato de Fisher. Foi considerado indicativo de baixo fluxo salivar quando ≤ 0,7 mL / min. Resultados: Mais de um terço dos participantes apresentou hipossalivação (40,3%), sendo associada a essa condição às seguintes variáveis: idade entre 50 a 59 anos, sexo feminino, menopausa, uso de álcool, doença sistêmica e uso de medicamentos. A amostra foi constituída, predominantemente, por mulheres (68,2%) com idade ≤ 29 anos (25,4%), e a maioria dos indivíduos não fazia uso de medicamentos (56,7%). Dentre as doenças sistêmicas, a mais citada foi a hipertensão (25,1%). Conclusão: A hipossalivação foi mais frequente em mulheres, especialmente, naquelas na menopausa, com hipertensão e hipotireoidismo.
Descrição: SANTOS, Yuri Lins dos. Fatores associados à hipossalivação: mulheres, menopausa, hipertensão e hipotireoidismo. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25461
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito46.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Yuri Lins dos SantosPDF - Yuri Lins dos Santos467.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.