Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25464
Título: | A importância do afeto no processo de inserção de crianças na educação infantil |
Autor(es): | Cavalcante, Pamela de Almeida Torres |
Palavras-chave: | Afetividade Educação infantil Professor Criança |
Data do documento: | 7-Out-2021 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir e analisar a importância da afetividade no processo de inserção de crianças na Educação Infantil a partir da vivência pessoal da autora na docência na Educação Infantil, em uma turma de infantil IV, em uma escola particular da cidade de Campina Grande. Tendo como objetivos específicos identificar por meio de leitura bibliográfica a importância da afetividade na relação professor - aluno, analisar por meio da observação a influência da afetividade no desenvolvimento da criança e verificar como a afetividade reflete na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que apresenta um relato de experiência que traz considerações acerca da afetividade vivenciada na prática e a sua contribuição durante o processo de inserção das crianças na Educação Infantil, para essa pesquisa foram utilizados os estudos de Mello e Rubio (2013), Ferreira e Acioly-Régnier (2010) e Galvão (1995) entre outros. Além do aporte teórico, este trabalho reúne a observação que foi realizada com a turma do infantil IV. Após a observação, foi construído o relato de experiência, contribuindo para que outros docentes possam compreender sobre a importância da afetividade na relação interpessoal entre o professor e o aluno, bem como na importância desta mesma afetividade para que a criança consiga desenvolver plenamente suas habilidades, compreender e também aplicar os conteúdos e habilidades necessárias para o seu desenvolvimento, além de demonstrar o quanto a afetividade sendo demonstrada pelo docente de diversas formas durante os dias podem mudar totalmente o dia a dia na sala de aula. |
Descrição: | CAVALCANTE, P. de A. T. A importância do afeto no processo de inserção de crianças na educação infantil. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25464 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - PAMELA DE ALMEIDA TORRES CAVALCANTE.pdf | TCC - Pamela de Almeida Torres Cavalcante | 323.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO - PAMELA DE ALMEIDA TORRES CAVALCANTE.pdf | Termo de Depósito | 77.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.