Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25469
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Letícia Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-21T23:08:37Z | - |
dc.date.available | 2022-01-21T23:08:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25469 | - |
dc.description | PEREIRA, L. M. O uso das mídias digitais no ambiente da creche: percepções de professoras em meio à pandemia da Covid-19. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar de que modo as tecnologias e mídias digitais influenciam na prática do professor enquanto ferramenta pedagógica a partir de suas percepções, e é fruto de uma pesquisa qualitativa sobre o modo que os professores estão utilizando as mídias digitais no ambiente da creche diante da pandemia da Covid-19, tendo em vista, o exercício do ensino remoto ter sido adotado como modalidade pelas instituições, em resposta a este tempo emergencial. Para isto, foi realizado um questionário semiestruturado aplicado em uma creche municipal da cidade de Queimadas-PB. A pesquisa realizou-se no período de maio a julho de 2021, com a participação de 9 (nove) professoras atuantes da Educação Infantil que se dispuseram a fazer parte do estudo, tendo como principal o objetivo analisar de que modo as tecnologias e mídias digitais influenciam na prática do professor enquanto ferramenta pedagógica a partir de suas percepções. A metodologia utilizada no trabalho para obtenção dos resultados foi de cunho exploratório, assentada em aspectos teóricos e pesquisa de campo. Teve-se como referencial teórico de apoio os estudiosos Kenski (2007), Moran (2007), Climaco (2017), Setton (2017), Hodges (2020) dentre outros, e documentos legais como LDB (1988), BNCC (2017) e DCNEI (2009) e outros que serviram como embasamento e fonte de dados aqui presentes. Os resultados obtidos apontaram os desafios, dificuldades e estratégias de ensino que os docentes usaram no desenvolvimento de suas aulas em meio ao ensino remoto emergencial ao desenvolverem os processos formativos e as necessidades das crianças, dialogando com os documentos normativos e suas orientações oficiais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria Lúcia Serafim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | O uso das mídias digitais no ambiente da creche: percepções de professoras em meio à pandemia da COVID-19. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINALIZADO LETÍCIA MONTEIRO PEREIRA REVISADO BIBLIOTECA.pdf | TCC FINALIZADO LETÍCIA MONTEIRO PEREIRA REVISADO BIBLIOTECA | 545.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito_TCC LETÍCIA MONTEIRO PEREIRA.pdf | Termo_de_Deposito_TCC LETÍCIA MONTEIRO PEREIRA | 186.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.