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Título: O jiu-jítsu como prática pedagógica na educação física escolar: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Barbosa, Amanda Tavares
Palavras-chave: Jiu-jítsu
Educação física escolar
Artes marciais
Data do documento: 29-Out-2020
Resumo: O presente estudo discute a incorporação pedagógica curricular através da prática do jiu-jítsu, objetivando o desenvolvimento integral do aluno, além de uma compreensão histórica e cultural da importância dessa arte marcial, que tem suas origens no judô kodokan, e chegou no Brasil através de Mitsuyo Maeda, e por intermédio deste aos Gracie, que fizeram do brazilian jiu-jítsu o que ele é hoje. A arte marcial é uma excelente ferramenta do professor de educação física, para que este ensine a seus alunos autocontrole, responsabilidade, ética, respeito além dos benefícios físicos e psicomotores. O trabalho se utiliza de uma metodologia de revisão bibliográfica, onde é possível associar a prática do jiu-jítsu aos processos de educação do aluno, assistindo em seu processo de educação física e escolar, assegurando através dos ensinamentos aplicados, um desenvolvimento global.
Descrição: BARBOSA, Amanda Tavares. O Jiu-jítsu como prática pedagógica na educação física escolar. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25494
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