Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25494
Título: | O jiu-jítsu como prática pedagógica na educação física escolar: uma revisão bibliográfica |
Autor(es): | Barbosa, Amanda Tavares |
Palavras-chave: | Jiu-jítsu Educação física escolar Artes marciais |
Data do documento: | 29-Out-2020 |
Resumo: | O presente estudo discute a incorporação pedagógica curricular através da prática do jiu-jítsu, objetivando o desenvolvimento integral do aluno, além de uma compreensão histórica e cultural da importância dessa arte marcial, que tem suas origens no judô kodokan, e chegou no Brasil através de Mitsuyo Maeda, e por intermédio deste aos Gracie, que fizeram do brazilian jiu-jítsu o que ele é hoje. A arte marcial é uma excelente ferramenta do professor de educação física, para que este ensine a seus alunos autocontrole, responsabilidade, ética, respeito além dos benefícios físicos e psicomotores. O trabalho se utiliza de uma metodologia de revisão bibliográfica, onde é possível associar a prática do jiu-jítsu aos processos de educação do aluno, assistindo em seu processo de educação física e escolar, assegurando através dos ensinamentos aplicados, um desenvolvimento global. |
Descrição: | BARBOSA, Amanda Tavares. O Jiu-jítsu como prática pedagógica na educação física escolar. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25494 |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Amanda Tavares Barbosa.pdf | PDF - Amanda Tavares Barbosa | 283.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 620.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.