Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25497
Título: Influência do diabetes mellitus na propriocepção e sensibilidade tátil de idosos
Autor(es): Santos, Rayla Pâmela Costa
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Envelhecimento
Equilíbrio corporal
Idosos
Data do documento: 27-Ago-2021
Resumo: Entendemos o Diabetes Mellitus como doença crônica não transmissível que afeta grande parte da população idosa e representa um dos principais problemas econômicos, sociais e de saúde pública em vários países. Desta forma, é uma patologia que predispõe ao aparecimento de complicações afetando a qualidade de vida dos indivíduos que a possuem; quando associado ao envelhecimento leva a maiores implicações influenciando no surgimento de neuropatias e no aceleramento de alterações nos sistemas periféricos, motor e autônomo, que consequentemente atinge capacidades proprioceptivas que auxiliam no controle consciente do equilíbrio, percepção de movimentos e envio de informações posicionais do indivíduo. Neste contexto, observando impactos do diabetes mellitus associado ao envelhecimento. O presente estudo teve como objetivo analisar as consequências nas funções proprioceptivas, na sensibilidade tátil e os riscos de quedas em indivíduos idosos portadores do diabetes mellitus. Para tanto, foi utilizada como procedimento de coleta de dados a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) para avaliação do sistema de controle postural e testes com o martelo neurológico de BUCK para detecção da sensibilidade em pontos de maior pressão e possível perda de sensibilidade tátil. A população da pesquisa foi composta por 40 pessoas, homens e mulheres, com idades entre 60 e 80 anos possuidores da patologia do diabetes mellitus, participantes do Programa Universidade Aberta ao Tempo Livre, da Universidade Aberta a Maturidade (UAMA) e sujeitos residentes do município Ferraz integrantes da USB-Âncora Ferraz. As coletas dos dados foram realizadas na UEPB para com aqueles participantes dos programas provenientes da Universidade e nas residências com os sujeitos residentes do Município Ferraz. Resultados preliminares apontam que a partir dos dados obtidos nas avaliações o diabetes pode ocasionar alterações relevantes na sensibilidade tátil dos indivíduos e na propriocepção. Acreditamos que este estudo pode contribuir para com a comunidade científica, salientando para área de saúde em Educação Física.
Descrição: SANTOS, Rayla Pâmela Costa. Influência do diabetes mellitus na propriocepção e sensibilidade tátil de idosos. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25497
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Raylla envio fn.pdfPDF - Rayla Pamela Costa Santos666.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.pdfPDF - Termo de depósito1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.