Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/255
Título: Hábitos alimentares e imagem corporal dos graduandos do curso de educação física da UEPB
Autor(es): Bezerra, Morgana Guedes
Palavras-chave: Educação física
Hábitos alimentares
Imagem corporal
Data do documento: 20-Set-2012
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer os hábitos alimentares e a imagem corporal percebida pelos alunos do curso de graduação em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, analisar os hábitos alimentares, através da quantidade e tipo de alimentos ingeridos, utilizando o recordatório alimentar de 24 horas e avaliar a imagem corporal através da escala de silhueta de Stunkard relacionando com o índice de massa corpórea através do (IMC). Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, exploratória, com abordagem quali- quantitativa. Foi realizada com alunos do curso de Educação Física da UEPB, na cidade de Campina Grande – PB. A amostra foi composta de 42 indivíduos, sendo 22 do sexo masculino e 20 do sexo feminino. A média de idade da população pesquisada foi de 22 anos (dp ± 5). A média do IMC da população total foi de 23,16 (dp ± 3,13). Já o IMC feminino foi de 21,98 (dp ± 2,5) e do IMC masculino foi de 24,3 (dp ± 3,4). Com relação aos hábitos alimentares da população pesquisada, observamos que houve um padrão de prática alimentar adequada, visto que houve um consumo maior de frutas (57,14%), suco de frutas (71,43%) e de leite e derivados (66,6%) e em relação ao consumo alimentar inadequado foi menor, refrigerante (23,80%), doces (28,57%), sanduíche (14,28%), e salgadinho (16,6%). Quanto à imagem corporal do sexo feminino e masculino, pudemos observar que o sexo feminino mostrou maior número de indivíduos com IMC real Normal (75%) quando comparados com os do sexo masculino (54,5%). Quanto ao IMC real Sobrepeso, o sexo masculino mostrou uma porcentagem maior (36,4%) comparado com o sexo feminino (5%). Já a quantidade de indivíduos com Baixo Peso foi maior na população do sexo feminino (20%), sendo encontrado apenas indivíduos com IMC real Obesidade Moderada na população do sexo masculino (4,5%). De acordo com os achados deste estudo, podemos classificar a população pesquisada como de consumo alimentar adequado, pois a ingestão do grupo de alimentos saudáveis prevaleceu, além disso, o nível de satisfação com a imagem corporal foi grande.
Descrição: BEZERRA, M. G. Hábitos alimentares e imagem corporal dos graduandos do curso de educação física da UEPB. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/255
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Morgana Guedes Bezerra.pdfMorgana Guedes Bezerra416.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.