Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Jaqueline Farias de | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-25T19:50:05Z | - |
dc.date.available | 2022-01-25T19:50:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25516 | - |
dc.description | OLIVEIRA, J. F. Reflexões sobre o processo de imersão no ensino fundamental por meio do Programa Residência Pedagógica. 2021. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi implementado no ano de 2018, por meio do Ministério da Educação (MEC) juntamente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo principal objetivo é aperfeiçoar na prática o processo de formação de graduandos/as dos cursos de licenciatura. No presente trabalho, analisamos a experiência de imersão no Ensino Fundamental, anos iniciais, em uma escola municipal localizada na cidade de Campina Grande/PB, por meio do PRP, durante os meses de junho a dezembro de 2019, englobando a observação e a regência em uma sala de aula do 5º ano. Abordaremos a questão da formação docente, a partir da análise das atividades de formação, de observação e de regência de sala de aula. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a observação participante, que consiste numa abordagem qualitativa do tema. Conclui-se que o PRP nos proporcionou redimensionar os referenciais teórico-metodológicos estudados durante o curso de Licenciatura em Pedagogia. Ao promover essa aproximação do/a graduando/a em um curso de licenciatura com o ambiente escolar por um período de 18 meses, o PRP permitiu que construíssemos uma base mais sólida, com menos insegurança acerca de aspectos mais complexos como planejar e realizar uma aula, que recursos utilizar ou como lidar com as relações e emoções envolvidas no processo, bem como mais simples como a melhor letra para escrever no quadro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Francisca Pereira Salvino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o processo de imersão no ensino fundamental por meio do Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Deposito_TCC Jaqueline.pdf | 180.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
PDF - JAQUELINE.pdf | 497.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.