Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2555
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vitorino, Roberto Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-26T21:49:22Z | - |
dc.date.available | 2013-11-26T21:49:22Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2555 | - |
dc.description | Vitorino, R. N. Práticas de letramento na formação inicial de professores de língua inglesa: um olhar crítico sobre o papel do professor formador. 2011. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua inglesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como principal objetivo verificar o uso de práticas do letramento crítico na formação inicial de professores de língua inglesa, dando ênfase ao papel do professor formador como o responsável pelo desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da referida língua, tanto para os seus alunos como para o aperfeiçoamento de sua prática docente, baseada num posicionamento crítico acerca de suas atitudes em sala de aula. Esta pesquisa também busca apresentar o ponto de vista dos envolvidos quanto às concepções de Letramento, principalmente o Letramento Crítico e a relação deste com as práticas de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula. Dessa forma, embasamos nossa pesquisa nos seguintes suportes teóricos: concepções de letramento (KLEIMAN, 2001; SOARES, 2002; MARCUSCHI, 2001; ROJO, 2009), letramento crítico (MOTTA, 2008; FERREIRA, 2006), formação do professor (MAIA & MENDES, 2009; MICARELLO & FREITAS, 2002; NUNES, 2001) professor crítico-reflexivo (MAGALHÃES, 2004; MCKAY, 2003). Como estratégia metodológica, optamos pelo uso de questionário, em que são propostos alguns questionamentos acerca dos conceitos relevantes para a pesquisa e de certas atitudes e posicionamentos do professor em sala de aula com relação ao processo de formação docente. Ao término de nossa pesquisa, chegamos à conclusão de que os professores formadores realmente se utilizam do letramento crítico em suas aulas, estabelecendo de forma objetiva uma correlação entre as práticas de leitura e escrita e o trabalho com o texto, associado a uma perspectiva crítica de interpretação. Constatamos também que esses professores mostraram-se, além de dispostos, aptos a assumir uma postura crítico-reflexiva com relação ao ensino-aprendizagem da língua inglesa, como também com o desenvolvimento de sua própria prática pedagógica em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Fernanda Maria Almeida Floriano | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Práticas de letramento na formação inicial de professores de língua inglesa: um olhar crítico sobre o papel do professor formador | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Roberto Nascimento Vitorino.pdf | Roberto Nascimento Vitorino | 935.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.