Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2558
Título: O posicionamento político através de Carlos Drumond de Andrade e Pablo Neruda
Autor(es): Limeira, Lindalci Rodrigues
Palavras-chave: Crítica Literária
Poesia
Literatura Brasileira
Literatura Chilena
Data do documento: 26-Nov-2013
Resumo: Neste trabalho buscou-se compreender as raízes do engajamento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade e do poeta chileno Pablo Neruda. Para isso foi realizada uma análise dos seus comportamentos políticos e de seus discursos no contexto de suas relações com o comunismo, o antifascismo, e a Guerra na União Soviética, através de quatro poemas encontrados em seus livros A Rosa do Povo e Terceira Residência. Refletindo sobre suas tomadas de posição a favor do comunismo, da revolução e suas relações indiretas com a cultura política comunista, considerando suas contradições e opiniões do que foi a Batalha de Stalingrado. Enfim, enfatizou-se como a palavra poética, serviu de instrumento de combate e ação política e como estes dois poetas estavam interligados em pensamentos e ações mesmo estando em uma distância geográfica, onde ambos explicitaram através de seus pensamentos e versos as questões políticas e sociais.
Descrição: Limeira, L. R. O posicionamento político através de Carlos Drumond de Andrade e Pablo Neruda. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2558
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lindalci Rodrigues Limeira.pdfLindalci Rodrigues Limeira728.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.