Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoreira, Flávio Silvano de Andrade-
dc.date.accessioned2022-01-31T10:43:37Z-
dc.date.available2022-01-31T10:43:37Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25582-
dc.descriptionMOREIRA, Flávio Silvano de Andrade. Educação Física Escolar: as Abordagens de ensino utilizadas pelos professores de Educação Física nas escolas municipais de Campina Grande - PB. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de um estudo de cunho qualitativo, que tem como objetivo evidenciar como e quais as abordagens pedagógicas da Educação Física são utilizadas nas escolas públicas municipais na cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba, tendo em vista que a Educação Física é de suma importância e efetividade no âmbito educacional, ainda mais que a mesma preza pela formação crítica, reflexiva e também pelo desenvolvimento e aprimoração de habilidades motoras e psicomotoras. O instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa foi o questionário semiestruturado, construído por 10 perguntas para 8 participantes. Os dados foram organizados e assim distribuídos: infraestrutura e dificuldades de ensino na Educação Física escolar; conteúdos, abordagens e capacitação na Educação Física escolar. A partir dos dados obtidos, observou-se que todos os professores possuem ao menos especialização na área, foi visto também que para todos, as Abordagens Pedagógicas foram oportunizadas durante sua formação, e 75% responderam ao menos satisfatoriamente sobre a utilização das mesmas nas aulas. Os professores demonstraram que se utilizam de uma boa variedade de conteúdo, e que a principal dificuldade nas aulas relata por 75% dos participantes é na infraestrutura, onde a falta de espaço e de materiais foram os problemas mais citados. Pôde-se concluir através dessa pesquisa que é notório que a Educação Física necessita de uma melhoria na formação continua de seus professores, mas principalmente na infraestrutura escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Ivanildo Alcântara de Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.titleEducação Física Escolar: as Abordagens de ensino utilizadas pelos professores de Educação Física nas escolas municipais de Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF – Flávio Silvano de Andrade MoreiraPDF – Flávio Silvano de Andrade Moreira659.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito179.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.