Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25582
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Flávio Silvano de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-31T10:43:37Z | - |
dc.date.available | 2022-01-31T10:43:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25582 | - |
dc.description | MOREIRA, Flávio Silvano de Andrade. Educação Física Escolar: as Abordagens de ensino utilizadas pelos professores de Educação Física nas escolas municipais de Campina Grande - PB. 2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de um estudo de cunho qualitativo, que tem como objetivo evidenciar como e quais as abordagens pedagógicas da Educação Física são utilizadas nas escolas públicas municipais na cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba, tendo em vista que a Educação Física é de suma importância e efetividade no âmbito educacional, ainda mais que a mesma preza pela formação crítica, reflexiva e também pelo desenvolvimento e aprimoração de habilidades motoras e psicomotoras. O instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa foi o questionário semiestruturado, construído por 10 perguntas para 8 participantes. Os dados foram organizados e assim distribuídos: infraestrutura e dificuldades de ensino na Educação Física escolar; conteúdos, abordagens e capacitação na Educação Física escolar. A partir dos dados obtidos, observou-se que todos os professores possuem ao menos especialização na área, foi visto também que para todos, as Abordagens Pedagógicas foram oportunizadas durante sua formação, e 75% responderam ao menos satisfatoriamente sobre a utilização das mesmas nas aulas. Os professores demonstraram que se utilizam de uma boa variedade de conteúdo, e que a principal dificuldade nas aulas relata por 75% dos participantes é na infraestrutura, onde a falta de espaço e de materiais foram os problemas mais citados. Pôde-se concluir através dessa pesquisa que é notório que a Educação Física necessita de uma melhoria na formação continua de seus professores, mas principalmente na infraestrutura escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Ivanildo Alcântara de Sousa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.title | Educação Física Escolar: as Abordagens de ensino utilizadas pelos professores de Educação Física nas escolas municipais de Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF – Flávio Silvano de Andrade Moreira | PDF – Flávio Silvano de Andrade Moreira | 659.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 179.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.