Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25584
Título: Consulta de enfermagem on-line à pessoa idosa em tempos de pandemia de Covid-19: um relato de experiência
Autor(es): Guedes, Kerolainy Lima
Palavras-chave: Consulta de enfermagem
Idosos
Tecnologias digitais
Covid-19
Data do documento: 18-Out-2021
Resumo: Introdução: A eclosão da SARS-Cov-2, causador da Covid-19, em dezembro de 2019, em Wuhan, na China, fez surgir um novo olhar sob a saúde do idoso, o grupo mais vulnerável para adquirir o vírus. O isolamento e distanciamento social impostos pelo vírus acarretam em impactos físicos e psicológicos na vida das pessoas, sobretudo os idoso, por serem dependentes da família, de terceiros ou de serviços comunitários, detendo um maior risco de comprometimento neurocognitivo e impactos na saúde mental. Partindo desse pressuposto, torna-se importante a criação de novas estratégias que possibilitem a continuidade da assistência à saúde da pessoa idosa. Objetivo: Descrever a experiência da execução da consulta de enfermagem de forma remota a um grupo de idosos da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) em tempos de pandemia da Covid-19. Metodologia: Tratou-se de um relato de experiência de natureza descritiva acerca do uso da tecnologia digital na consulta de enfermagem à pessoa idosa durante o período de pandemia do novo coronavírus. Resultados: a descrição da consulta de enfermagem on-line foi descrita considerando os seguintes itens: formação do grupo de trabalho (profissionais de saúde e alunos), formação do grupo de idosos convidados a participarem da consulta, estratégias utilizadas na Consulta de Enfermagem on-line e vantagens e desvantagens do uso de tecnologias na Consulta de Enfermagem on-line. Considerou-se nas discussões do relato de experiência, o envelhecimento populacional, o contexto pandêmico, e o uso de tecnologia como uma ferramenta essencial para aproximar o idoso de seus familiares e círculo social, através de aplicativos de chamada de vídeo e mídias sociais, como também possibilitou a continuidade do cuidado, através da telessaúde/telemedicina. Conclusão: Por meio da consulta de enfermagem on-line foi possível garantir, a promoção da saúde do idoso em tempos de pandemia e inclusão social. Verificou-se também reais necessidades de saúde do idoso e possibilitou a promoção de saúde através de orientações para cada situação referida e atendida durante as consultas, mesmo em condições remotas. As tecnologias digitais facilitaram o processo do cuidar, permitindo a superação das barreiras do distanciamento social, em consonância, com a inclusão digital da população idosa. O presente estudo possui relevância por possibilitar um novo olhar sob a forma de prestar assistência à saúde da pessoa idosa.
Descrição: GUEDES, Kerolainy Lima. Consulta de enfermagem on-line à pessoa idosa em tempos de pandemia de Covid-19: um relato de experiência. 2021. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25584
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito121.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Kerolainy Lima Guedes.pdfPDF - Kerolainy Lima Guedes1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.