Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25588
Título: Aspectos cinético-funcionais e apontamentos clínicos de pacientes com neoplasia maligna da mama
Autor(es): Silva, José Ribamar Cipriano da
Palavras-chave: Câncer de mama
Mastectomia
Fisioterapia oncológica
Data do documento: 5-Out-2021
Resumo: As neoplasias malignas da mama (NMM) constituem um grave problema de saúde pública. Os tratamentos antineoplásicos são responsáveis por diversas morbidades de interesse da fisioterapia. Considerando o tratamento fisioterapêutico oncológico objetivou-se evidenciar a importância da fisioterapia no tratamento das morbidades relacionadas ao tratamento das NMM com base nas avaliações da perimetria, Amplitude de Movimento (ADM) e força muscular de usuárias em pós-cirúrgico tardio de NMM. Realizou-se uma pesquisa retrospectiva do tipo transversal de característica quali-quantitativa descritiva. A amostra foi composta de 10 usuárias em pós-cirúrgico tardio de NMM, atendidas no serviço de fisioterapia do Laboratório de Ciências e Tecnologia em Saúde (LCTS), da Universidade Estadual da Paraíba. Os dados foram coletados por meio das avaliações da perimetria, ADM e Teste de Força Muscular (TFM) dos membros superiores (MMSS), segundo o protocolo de atendimento do LCTS no ano de 2019. O grupo de usuárias foi dividido segundo o lado cirurgiado. Para a identificação do linfedema utilizou-se a medida de corte de 2 cm de diferença entre os MMSS em 3 pontos de referência acima e abaixo da fossa do olécrano. Avaliou-se a ADM segundo a comparação dos graus de amplitude dos MMSS em relação ao parâmetro de normalidade de amplitudes articulares descritos na literatura para os MMSS e Coluna Cervical (CC). Interpretou-se o Teste de Força Muscular segundo a classificação em graus, na qual “0” representa ausência de força e “5” a força normal. Os resultados para todas as avaliações mostraram-se semelhantes a outros estudos de avaliação da funcionalidade dos membros superiores para a população de estudo com algumas exceções. Observou-se presença de linfedema em sete usuárias. A ADM e a força muscular dos membros superiores mostraram-se diminuídas em ambos os grupos sendo o ombro a região mais acometida. Verificou-se no grupo das usuárias mastectomizadas à esquerda menos comprometimento de ADM e força muscular quando comparadas as usuárias com mastectomia à direita. A amostra apresentou morbidades cinético-funcionais. Sugere-se que pesquisas sejam realizadas a fim de identificar a relação entre o lado cirurgiado e a intensidade dos quadros de morbidade funcional em mulheres em pós-cirúrgico de NMM.
Descrição: SILVA, José Ribamar Cipriano da. Aspectos cinético-funcionais e apontamentos clínicos de pacientes com neoplasia maligna da mama. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25588
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito118.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - José Ribamar Cipriano da Silva.pdfPDF - José Ribamar Cipriano da Silva637.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.