Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25589
Título: Lesão pigmentada exógena em mucosa oral: relato de caso
Autor(es): Falcão, Anna Beatriz Barbosa
Palavras-chave: Absorção pela mucosa oral
Amálgama Dentário
Pigmentação
Data do documento: 1-Jun-2021
Resumo: A tatuagem por amálgama é um tipo de pigmentação oral não melanocítica, de origem exógena, tipicamente assintomática que ocorre por implantação inadvertida de partículas de amálgama em tecidos da mucosa oral, podendo mimetizar lesões malignas como o melanoma. O presente trabalho tem por objetivo descrever um caso clínico de tatuagem por amálgama, caracterizado por pigmentações orais exógenas, discorrendo sobre suas características clínicas, radiográficas, histopatológicas e diagnóstico por meio de biópsia. Paciente do sexo masculino, 71 anos de idade, leucoderma, ASA I procurou uma clínica odontológica especializada para reabilitação com prótese dentária. Observou-se na avaliação intraoral mácula de cor enegrecida em rebordo alveolar inferior, na região do dente 44, com ±4 mm de diâmetro. Foi realizada manobra semiotécnica de vitroscopia para descartar a possibilidade de lesão vascular, com resultado negativo. No exame radiográfico não foram observadas quaisquer alterações ou características patológicas. Portanto, a conduta cirúrgica utilizada foi a realização de biópsia excisional com margem de segurança e encaminhamento para análise anatomopatológica. O exame histopatológico confirmou a hipótese de tatuagem por amálgama, com presença de depósitos pigmentados castanho-enegrecidos, ora sob a forma de partículas grosseiras em meio à matriz extracelular, ora como pequenos grânulos na parede de vasos sanguíneos e em fascículos nervosos. Após a realização do presente relato clínico, pôde-se concluir que as características da lesão encontrada estão de acordo com a descrição da literatura sobre tatuagem por amálgama.
Descrição: FALCÃO, Anna Beatriz Barbosa. Lesão pigmentada exógena em mucosa oral: relato de caso. 2021. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25589
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito73.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Anna Beatriz Barbosa FalcãoPDF - Anna Beatriz Barbosa Falcão943.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.