Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25595
Título: Abuso sexual de crianças e adolescentes: padrão comportamental do abusador e características do crime
Autor(es): Lucena, Maria Luisa Barros Santos
Palavras-chave: Abuso sexual infantil
Psicologia jurídica
Padrões comportamentais
Data do documento: 11-Nov-2021
Resumo: Uma das formas de violência mais desumanas é o abuso sexual infantil, acarretando consequências físicas e psicológicas em suas vítimas. Apesar de sua relevância, o estudo do perfil comportamental desses agressores e das características do crime continuam na necessidade de serem preenchidos e é exatamente essa lacuna que se visa preencher aqui. A presente pesquisa faz, inicialmente, uma explanação acerca do conceito de abuso sexual e pedofilia, tecendo esse conceito à luz da Psicologia, da Psiquiatria e do Direito, enfocando no conhecimento da Psicologia em relação à Psicologia Cognitiva, Psicanálise e Psicologia Jurídica. Foram, ainda, apresentados os números estatísticos relativos a ocorrências deste delito, tomando como base diversas fontes de dados nacionais brasileiros. A presente pesquisa objetivou identificar o padrão comportamental dos abusadores sexuais de crianças e as características do cometimento desses crimes, os quais foram analisados com base na coleta e manipulação de dados estatísticos. Foi desenvolvido e utilizado instrumento de coleta de dados para levantamento de informações em inquéritos policiais na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra a Infância e Juventude, na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, nos anos de 2017 a 2019. Após a coleta e devida análise dos dados, foram elencadas as características do abusador bem como aspectos do crime em si. Os resultados obtidos mostraram que os abusadores de crianças e adolescentes, são em sua maioria, do sexo masculino, com idade superior a 30 anos, de educação elementar. O crime é de maioria intrafamiliares e o cometimento do abuso é mais provável de ocorrer na residência da vítima. Os abusadores mostram capacidade cognitiva, assim, o entendimento de um melhor movimento para suas ações, procurando agir distante de outras pessoas, utilizando métodos de abordagem e controle das vítimas. De fato, os dados da presente pesquisa oferecem auxílio para compreensão desse crime, bem como suporte para um melhor planejamento por parte das autoridades na prevenção e repressão desse crime tão hediondo.
Descrição: LUCENA, Maria Luisa Barros Santos. Abuso sexual de crianças e adolescentes: padrão comportamental do abusador e características do crime. 2021. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25595
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Luisa Barros Santos Lucena.pdfPDF - Maria Luisa Barros Santos Lucena598.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito127.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.