Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25605
Título: Considerações sobre a Reforma Psiquiátrica em Campina Grande - PB: entre avanços e recuos
Autor(es): Andrade, Mayara Thaís Marques
Palavras-chave: Reforma psiquiátrica
Política Nacional de Saúde Mental
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: A Reforma Psiquiátrica constitui-se em um processo permanente de construção, reflexões e transformações que ocorrem a um só tempo em diferentes campos.Foram muitas as experiências de Reforma Psiquiátrica que aconteceram em vários países. Algumas, no entanto, foram marcantes por sua inovação e impacto, a ponto de serem reconhecidas ainda hoje e de permanecerem influenciando as experiências contemporâneas. As mudanças propostas extrapolam a dimensão da assistência e perpassam também dimensões políticas, sociais e culturais, as quais compõem um amplo projeto de transformação social. No Brasil, as transformações no modelo de assistência à saúde mental foram contemporâneas às discussões suscitadas pela Reforma Sanitária, nos anos 70, que propunha a transformação da saúde pública nacional. Do modelo hospitalocêntrico até os serviços substitutivos ocorreram grandes transformações no atendimento aos portadores de transtorno mental.A rede de CAPS torna-se, gradativamente, uma referência, tendo valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica.Promoção da intersetorialidade, da interdisciplinaridade, desinstitucionalização, promoção de espaços de acolhimento e convivência em grupo e inclusão social são alguns dos princípios da Reforma Psiquiátrica e se colocam como elementos fundamentais e norteadores da Política Nacional de Saúde Mental. O movimento de Reforma Psiquiátrica, que trouxe importantes mudanças à atenção psicossocial no Brasil, também alcançou o município de Campina Grande/PB. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo analisar como os princípios da Reforma Psiquiátrica tem se efetivado em Campina Grande e identificar as principais mudanças ocorridas no modelo de atenção à Saúde Mental do município. Compreendeu um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa. A partir dos dados obtidos identificamos que o cenário do sistema de saúde mental do município apresentou, nas três últimas décadas, intensa modificação no modelo de assistência no destino dos recursos financeiros, destacando-se como principais mudanças a redução dos leitos, a instalação de uma rede de modelos substitutivos e a aproximação da família ao tratamento.Apesar dos avanços, se evidencia, no atual cenário político, o surgimento de novos desafios que apontam para um movimento de retrocesso.
Descrição: ANDRADE, Mayara Thais Marques. Considerações sobre a Reforma Psiquiátrica em Campina Grande - PB: entre avanços e recuos. 2020. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25605
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Thais Marques AndradePDF - Mayara Thais Marques Andrade437.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepositoPDF - Termo de Deposito753.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.