Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25608
Título: A invisibilidade do cuidador: o adoecimento psíquico na classe da enfermagem
Autor(es): Bispo, Alice Alves da Costa
Palavras-chave: Saúde mental
Saúde ocupacional
Adoecimento psíquico
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: A jornada de trabalho pode se tornar elemento que propicia desgaste e sofrimento ao trabalhador; quando o contexto organizacional desencadeia sofrimento, para tanto o presente artigo aborda o adoecimento psíquico na classe da enfermagem, diante do seu contexto de trabalho. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura de natureza qualitativa fomentada por levantamento em livros, revistas e artigos científicos. a fim de cumprir com o objetivo de descrever os diversos contextos de atuação da enfermagem, discutir as causas que levam ao adoecimento psíquico do enfermeiro e sua relação com o trabalho e mostrar possibilidades e perspectivas para minimização de impactos negativos das condições de trabalho sobre o processo saúde-doença desses trabalhadores. O estudo permitiu mostrar a importância da atuação profissional do enfermeiro dentro da rede de saúde, ao mesmo tempo que mostra as dificuldades frequentes dentro do ambiente laboral levando ao adoecimento psíquico.
Descrição: BISPO, Alice Alves da Costa. A invisibilidade do cuidador: o adoecimento psíquico na classe da enfermagem. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25608
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alice Alves da Costa Bispo.pdfPDF - Alice Alves da Costa Bispo560.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF -Termo de Deposito.pdfPDF -Termo de Deposito423.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.