Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25650
Título: Sistema de monitoração e automatização para Carcinicultura
Autor(es): Queiroz, José Eduardo Borba
Palavras-chave: Camarão
Carcinicultura
Automação
Engenharia de software
Data do documento: 9-Jun-2021
Resumo: A qualidade da água passou a ser um relevante recurso para a monitoração da produção de camarão em cativeiros, principalmente para o pequeno produtor que os monitoram de forma manual. Alguns aspectos relacionados à qualidade da água vêm diminuindo o desempenho do L. vannamei (camarão-branco-do-pacífico) em água de baixa salinidade. E as condições da água estão sempre mudando, alterando efeitos significativos sobre o bem-estar e saúde dos camarões. Controlar estes efeitos com a monitoração é um dos pontos mais delicados durante o ciclo de vida na carcinicultura. Devido a fatores externos e internos que englobam a criação de camarões em cativeiro, surgiu a necessidade de ferramentas que venham a ajudar no manejo deste ciclo, de forma que se beneficie através do uso de dispositivos que são utilizados manualmente no dia a dia. Devido à falta de informações por parte do pequeno produtor com relação a monitoração da qualidade da água no cultivo de camarões, este trabalho propõe e-camarão, uma ferramenta que tem o objetivo de auxiliar o carcinicultor na monitoração de parâmetros que interferem na qualidade da água (medidor de ph, medidor de oxigênio, temperatura) e atividades de carcinicultura (controle de aeradores e acesso as câmeras de segurança).
Descrição: QUEIROZ, José Eduardo Borba. Sistema de monitoração e automatização para Carcinicultura. 2021. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25650
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito68.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - José Eduardo Borba QueirozPDF - José Eduardo Borba Queiroz2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.