Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25655
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Paulo Ricardo Marques da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T12:27:56Z | - |
dc.date.available | 2022-02-01T12:27:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25655 | - |
dc.description | SILVA, Paulo Ricardo Marques da. O Aplicativo GeoGebra como auxílio na geometria espacial. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa estudou o uso do aplicativo GeoGebra no auxílio para Geometria Espacial como proposta didática nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Voltado para alunos do segundo ano do Ensino Médio, a pergunta que norteou nosso trabalho foi: como deixar o estudo da Geometria Espacial mais motivador e eficaz? De início abordamos as origens da utilização de recursos tecnológicos na educação e em seguida na Matemática. Mostramos que é possível utilizar metodologias criativas nas aulas de Matemática, que não é preciso dar apenas aulas tradicionais. Seguindo o modelo de pensar de Lorenzato, a apresentação da Geometria para o aluno é fundamental para se obter um bom ensino. Mostramos a importância do ver Geometria e não só colocar fórmulas no quadro. O aplicativo GeoGebra tem várias opções para ajudar professores e alunos no ensino – aprendizagem. Com isso, sugerimos uma alteração da metodologia nas aulas de Matemática. Trazemos em nosso trabalho uma proposta didática de quatro encontros em sala de aula tradicional e quatro encontros no Laboratório de Informática, onde alunos utilizam o aplicativo GeoGebra para estudar Geometria Espacial. No quarto encontro em cada ambiente há uma avaliação para que se possa avaliar se o ensino foi mais eficaz, se os alunos gostaram mais de estudar no Laboratório de Informática. Assim, podemos analisar como os alunos reagem à aula de Matemática no Laboratório de Informática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.subject | Geometria Espacial | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.title | O aplicativo GeoGebra como auxílio na geometria espacial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paulo Ricardo Marques da Silva | PDF - Paulo Ricardo Marques da Silva | 1.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 56.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.