Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25672
Título: Mobilidade e Acessibilidade Urbana: Um estudo acerca do índice de caminhabilidade na avenida Silva Mariz na cidade de Sousa - PB
Autor(es): Ferreira, Luiz Lueciélio de Araújo
Palavras-chave: Planejamento Urbano
Gestão Pública
Infraestrutura Urbana
Data do documento: 18-Mar-2021
Resumo: As condições atuais das cidades ao redor do planeta, sobretudo dos grandes centros mundiais, refletem muito sobre a caracterização do processo de urbanização em massa ao longo de toda a história. Aspectos econômicos e sociais tornaram – se primordiais para o aumento exacerbado do contingente populacional e consequentemente para o surgimento de diversos efeitos negativos, como por exemplo a desigualdade existente nas vias de tráfego. Sendo assim o objetivo do trabalho foi avaliar o índice de caminhabilidade na avenida Silva Mariz situada na cidade de Sousa – PB, baseando–se nos preceitos estabelecidos pela ferramenta iCam 2.0. A metodologia utilizada consistiu na realização de análises de campo, tendo como base a percepção visual e categórica, utilizando-se de fotografias e de aplicativos para a captura dos dados. A ferramenta em questão demonstra 15 (quinze) indicadores alocados em 6 (seis) categorias, as quais foram avaliadas e registradas no local de pesquisa. Diante disso, o resultado obtido ao final da análise foi de um índice de caminhabilidade igual a 0,94, ou seja, a avenida Silva Mariz nos moldes da iCam 2.0 foi classificada com um padrão insuficiente. Por fim, devido a carência e a ineficiência dos requisitos técnicos a metodologia proporcionada pelo IDTP apresentou – se como uma excelente ferramenta de gestão pública, expondo de fato os aspectos que devem ser levados em consideração na conceitualização da avenida e determinando os fatores principais para a péssima situação da via.
Descrição: FERREIRA, Luiz. Mobilidade e Acessibilidade Urbana: Um estudo acerca do índice de caminhabilidade na avenida Silva Mariz na cidade de Sousa - PB. 2021. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25672
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Luiz Lueciélio de Araújo Ferreira.pdfPDF-Luiz Lueciélio de Araújo Ferreira1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito494.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.