Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25677
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freire, Keila de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T13:48:53Z | - |
dc.date.available | 2022-02-03T13:48:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25677 | - |
dc.description | FREIRE, K. de S. Escola, currículo e diversidade sexual: discussões sobre os parâmetros curriculares nacionais e na nova base nacional comum curricular do ensino médio. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas)- Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As escolas são um espaço frutífero de diversidade e pluralidade. Como tal, precisam representar as múltiplas expressões e discutir as diversas temáticas de modo compromissado com a formação de cidadãos que respeitam e consideram as diferentes formas de vivência. Tendo isso em vista, o trabalho desenvolvido tem como objetivo analisar como dois documentos que legislam a educação nacional trazem a temática da sexualidade na perspectiva da diversidade sexual para o ensino médio. A escolha da metodologia da pesquisa documental e dos PCN´s (Parâmetros Curriculares Nacionais - 1997) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular - 2017) se deu para que se pudesse ponderar como os momentos em que tais registros foram construídos interferem de forma direta nas concepções do que é a educação e de qual é seu fundamento. A fim de chegar aos documentos citados, este trabalho traça um percurso que passa pelas muitas concepções e conceitos de currículos no decorrer da história, situaciona essas observações dentro das salas de aula e do como as escolas desempenham esse papel de educar para a diversidade sexual com o objetivo de, então, visualizar de que modo essa diversidade sexual está em voga nos documentos escolhidos. Para que se componha toda essa investigação, traz-se Louro (1997; 2000; 2003), Junqueira (2009), Gesser (2002), Foucault (2006), dentre outros. Esse embasamento aponta que, em momentos atuais na educação brasileira, o que se tem é uma total ausência de compromisso com todos os alunos que a constituem, pois, conforme visto, a sexualidade é indissociável do ambiente escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEPB | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Escola, currículo e diversidade sexual: discussões sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e na Nova Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Keila de Sousa Freire | PDF - Keila de Sousa Freire | 505 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 59.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.