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dc.contributor.authorOliveira, Linaldo Luiz-
dc.contributor.authorBarros, Adrianne Teixeira-
dc.date.accessioned2022-02-07T14:18:10Z-
dc.date.available2022-02-07T14:18:10Z-
dc.date.issued2021-06-03-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25695-
dc.descriptionOLIVEIRA, Linaldo Luiz de; BARROS, Adrianne Teixeira. Aulas remotas e letramento científico: Um relato de experiência. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, o letramento científico tem chamado a atenção das ciências educacionais, visto a necessidade crescente da melhoria do sistema de ensino para a formação de gerações de alunos que sejam capazes de utilizar o conhecimento teórico recebido durante as aulas nas situações diárias. Neste contexto, este trabalho objetivou trabalhar o letramento científico em aulas de Ciências ministradas ao 6° ano do ensino Fundamental, durante o período de pandemia, integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) à construção da capacidade analítica e hipotético-dedutiva dos estudantes, através da análise crítica dos fenômenos científicos e da realidade social que os cercam. Para isto, foram pensadas atividades que pudessem transformar a residência dos alunos em um ambiente de aprendizagem científica, integrando a participação dos pais, contemplando os ODS da agenda 2030. Deste modo, a formação dos alunos foi empregada de forma contextualizada e incorporada com temas de CTSA. Diversas atividades foram realizadas contextualizando o conteúdo teórico das aulas ao meio social ao qual os alunos estão inseridos, utilizando o desenvolvimento de situações problema, para trabalhar o letramento científico e dinamizar as práticas de ensino em tempos de pandemia. Os resultados apontam melhoria na capacidade de associação do conteúdo ministrado com os aspectos sociais, além da capacidade de discussão e/ou debates a respeito de questões administrativas, ambientais e econômicas, que têm influência direta na comunidade onde vivem. Por meio das atividades aplicadas, ficou evidente que os alunos conseguiram desenvolver o pensamento científico, curioso, crítico e investigativo, tendo estas atividades cerca de 98% de aprovação pelas turmas. Sendo assim, de acordo com o exposto, inferimos que a inserção dos temas de CTSA no currículo, bem como o uso da contextualização durante as explicações dos conteúdos, incentivaram a formação de sujeitos letrados cientificamente e crítico-reflexivos a respeito dos fenômenos e situações do dia a dia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Dra. Adrianne Teixeira Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectCovid -19pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLetramento científicopt_BR
dc.titleAulas remotas e letramento científico: Um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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