Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25704
Título: Tratamento Multidisciplinar de Deformidade Dentofacial Associada a Disfunção Temporomandibular
Autor(es): Diógenes, Chiara Cristina
Palavras-chave: Odontologia
Comunicação Multidisciplinar
Colaboração Intersetorial
Data do documento: 30-Set-2021
Resumo: Entende-se como deformidade uma malformação do corpo envolvendo qualquer membro ou órgão. No que se refere às deformidades dentofaciais, estas possuem diversas causas quem podem ocasionar alterações tanto funcionais quanto estéticas, impactando negativamente na qualidade de vida daqueles que as possuem. Diante disto, o correto diagnóstico e tratamento multidisciplinar visa a reabilitação integral, pois somente através da interligação das diversas áreas da Odontologia que é possível solucionar as complicações existentes. O objetivo deste estudo é relatar um caso clínico de reabilitação oral complexa sob uma abordagem integral e multidisciplinar da Odontologia. Paciente do sexo feminino, 32 anos, compareceu ao consultório com queixas estéticas relacionadas ao seu sorriso envolvendo a cor e forma de seus dentes, além de dor em face. No exame clínico observou-se assimetria facial com alteração de plano Z de maxila e laterognatismo, mordida em topo, presença de prótese adesiva em região de 22, dentes com coloração amarelada além de proporção comprimento/largura inadequada associada a desgastes vestibulares e incisais. O tratamento proposto envolveu as áreas da Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Cirurgia Bucomaxilofacial, Ortodontia, Periodontia, Implantodontia e Odontologia Estética, obtendo-se resultado satisfatório funcional, com melhora da mastigação e respiração, e estético tanto do perfil facial quanto do sorriso, além do controle da dor. O presente relato de caso evidencia os benefícios de um tratamento integrado e multidisciplinar para a reabilitação completa visando não somente devolver a função, como também a estética.
Descrição: DIÓGENES, Chiara Cristina. Tratamento de deformidade dentofacial associada a disfunção temporomandibular. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25704
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF CHIARA CRISTINA DIÓGENES.pdfPDF- Chiara Cristina Diógenes606.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito - Chiara Cristina Diógenes.pdfTERMO DE DEPÓSITO - Chiara Cristina Diógenes71.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.