Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25731
Título: A inclusão social na perspectiva de atletas paraibanos participantes das paralimpíadas escolares em 2017
Autor(es): Ferreira, Jéssica da Silva
Palavras-chave: Esporte adaptado
Deficiência
Inclusão social
Data do documento: 27-Set-2021
Resumo: A inclusão social caracteriza-se em participar de forma ativa e igualitária no corpo da sociedade e desfrutar dos direitos como qualquer cidadão. Sendo assim, as pessoas com deficiência estão cada vez mais conquistando seu espaço nas esferas da sociedade e a prática esportiva se torna uma importante aliada no processo de inclusão. Objetivou-se com esta pesquisa analisar o processo de inclusão social das pessoas com deficiência, na perspectiva dos atletas da Delegação Paraibana que participaram das Paralimpíadas Escolares no ano 2017, conhecer as dificuldades que enfrentaram durante a fase escolar e identificar as contribuições da prática do esporte adaptado na vida das pessoas com deficiência. A pesquisa tem como enfoque a abordagem qualitativa, os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada realizada com 10 paratletas. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A partir dos dados coletados e dos elementos mencionados pelos atletas, definiram-se três categorias: Bullying e preconceitos, Mudança de vida e Inclusão social. Dessa forma, a pesquisa evidenciou que faz-se necessário a valorização da inclusão social das pessoas com deficiência, para que possam usufruir dos direitos igualitários, com acessibilidades, garantias na educação, mercado de trabalho e em outras esferas sociais. Além disso, é notório a relevância da prática do esporte como agente influenciador na mudança de vida dessas pessoas, contribuindo para que possam ser produtivas e independentes.
Descrição: FERREIRA, Jéssica da Silva. A inclusão social na perspectiva de atletas paraibanos das paralimpíadas escolares em 2017. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25731
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito168.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Jéssica da Silva Ferreira.pdfPDF - Jéssica da Silva Ferreira578.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.