Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2574
Título: Detecção de enteroparasitos em alface (Lactuca sativa L.) servidas em restaurantes self service de Campina Grande – PB
Autor(es): Rodrigues, Jôffyli Vandenberg Morais
Palavras-chave: Hortaliças
Conservação de alimentos
Flavonóides
Data do documento: 27-Nov-2013
Resumo: Na busca por uma alimentação saudável faz-se necessário os devidos cuidados quando o alimento em questão inclui vegetais folhosos crus e dentre estes se destaca a alface, uma das hortaliças mais importantes na alimentação brasileira e meio passível de disseminação de enteroparasitos. É de extrema importância a análise de hortaliças quanto à presença ou não de contaminantes. Por essa razão o presente trabalho teve como objetivo avaliar a ocorrência de enteroparasitos em amostras de alface (Lactuca sativa L.) servidas em 10 restaurantes self service da cidade de Campina Grande – PB no período de Agosto a Setembro de 2012. Por amostragem probabilística aleatória simples foram adquiridas 10 porções significativas de alface em restaurantes localizados pela cidade e através da técnica de sedimentação espontânea com adaptações, os vegetais adquiridos foram analisados. Foram detectadas no trabalho estruturas parasitárias com morfologia semelhante a ovos de helmintos e cistos de protozoários intestinais. As amostras detectaram significativa positividade de 70% do total de amostras analisadas. Após a pesquisa levantou-se a possibilidade de relacionar a positividade das amostras com o local em que foram adquiridas e as condições de processamento às quais foram submetidas.
Descrição: RODRIGUES, J. V. M. Detecção de enteroparasitos em alface (Lactuca sativa L.) servidas em restaurantes self service de Campina Grande – PB. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2574
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jôffyli Vanderberg Morais Rodrigues.pdfJôffyli Vanderberg Morais Rodrigues407.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.