Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25740
Título: Relação entre dois métodos de determinação dos biotipos faciais: O Índice de VERT de Ricketts e o Quociente de Jarabak
Autor(es): Gouveia, Caio César Gomes de
Palavras-chave: Ortodontia
Cefalomeria
Biotipo Facial
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: Introdução: O biótipo facial corresponde a um conjunto de características morfodiferenciais de indivíduos de uma mesma espécie, em relação a certas características comuns do esqueleto facial, determinadas pela genética e pelo ambiente. Para a determinação do biotipo facial, podem ser utilizadas técnicas baseadas principalmente no exame clínico, nas fotografias e a partir da análise das cefalometrias. Objetivo: Determinar o biotipo facial dos pacientes através do índice de VERT de Ricketts e do Quociente de Jarabak, avaliar os resultados e verificar se existe relação entre as duas análises. Metodologia: A amostra constou de 25 telerradiografias, contendo pacientes de ambos os sexos, com média de idade de 27 anos e que possuíam dentição permanente. Os pacientes foram classificados pelo índice de VERT em: dolicofaciais, braquifaciais e mesofaciais; e segundo o Quociente de Jaraback em: hiperdivergêntes que correspondem aos dolicofaciais, neutros que equivalem aos mesofacias e hipodivergentes referentes aos braquifaciais. Resultados: Para o índice VERT de Ricketts a amostra foi distribuída da seguinte forma: Dos 25 pacientes, 3 foram classificados como dolicofaciais, 6 como mesofacias e 16 como braquifacias. De acordo com o Quociente de Jarabak, a amostra consistiu de 4 pacientes com tendência de crescimento horário, 3 com tendência de crescimento neutro e 18 pacientes com tendência de crescimento anti-horário. E quando se compara as análises, dos 3 dolicofacias, 2 deles foram classificados como hiperdivergentes e 1 como neutro, enquanto que dos 6 mesofaciais, 2 foram rotulados como neutros, 3 como hipodivergentes e 1 como hiperdivergentes e dos 16 braquifaciais, 15 foram hipodivergentes e 1 classificado como hiperdivergente. Conclusão: No geral, as análises tiveram uma relação de 76% dos casos. Contudo, analisando cada paciente, 66,67% dos dolicofaciais foram classificados como hiperdivergentes, dos 6 mesofaciais 33,33% foram identificados como mesofaciais e por fim, 93,75% dos braquifaciais foram rotulados como hipodivergentes, entre as análises, portanto, de acordo com o nosso estudo houve uma relação satisfatória entre os métodos, sendo necessário novas pesquisas para comprovar essa correspondência.
Descrição: GOUVEIA, Caio César Gomes de. Relação entre dois métodos de determinação dos biotipos faciais: O Índice de VERT de Ricketts e o Quociente de Jarabak. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25740
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio César Gomes de Gouveia.pdfPDF - Caio César Gomes de Gouveia642.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF- Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito64.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.