Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25743
Título: Fitoterapia como tratamento complementar da diabetes mellitus
Autor(es): Santos, Wanessa Karoline Cordeiro
Palavras-chave: Plantas medicinais
Diabetes mellitus
Práticas integrativas e complementares
Data do documento: 13-Dez-2021
Resumo: A diabetes mellitus é uma doença metabólica crônica que é caracterizada por hiperglicemia devida a um défice total ou parcial na produção de insulina. A fitoterapia é uma área extensa que está envolvida na prevenção ou tratamento de inúmeras patologias, e correspondem às armas mais antigas empregadas pelo homem no tratamento de enfermidades de todos os tipos. As plantas usadas na terapêutica da Diabetes, a Bauhinia forficata (pata-de-vaca), Allium sativum L (Alho) e Cinnamomum verum (Canela), apresentam resultados positivos frente ao diabetes mellitus, ou seja, as plantas medicinais que tem ação hipoglicemiante apresentam eficácia no tratamento complementar da Diabetes, já que são amplamente aceitas por grande parte da população. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de revisão sistemática da literatura científica, sobre o uso de plantas medicinais e seus efeitos hipoglicemiantes para o tratamento da diabetes mellitus. De 10 artigos encontrados de acordo com a metodologia já descrita foram selecionados 4 artigos que estavam dentro dos critérios de inclusão, observando os títulos, objetivos e conclusões. Desses artigos, 1 estudo etnobotânico, 1 estudo qualitativo, 1 estudo de revisão sistemática e 1 estudo “in vivo”. Os artigos mostraram que na prática os estudos comprovaram a eficácia do uso das plantas medicinais em seres humanos.
Descrição: SANTOS, Wanessa Karoline Cordeiro. Fitoterapia como tratamento complementar da diabetes mellitus. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25743
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanessa Karoline Cordeiro SantosPDF - Wanessa Karoline Cordeiro Santos622.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito142.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.