Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25745
Título: Qualidade de vida durante os cuidados paliativos oncológicos em adultos: Uma revisão integrativa
Autor(es): Batista, Dayane Aires de Queiroz
Palavras-chave: Qualidade de vida
Cuidados paliativos
Neoplasias
Data do documento: 6-Out-2021
Resumo: Segundo as proporções, as neoplasias malignas registrarão um aumento da incidência e da letalidade ocasionados pelo estágio avançado da doença. Partindo desse ponto, torna-se importante o estímulo a abordagem dos cuidados paliativos, visando a melhora da Qualidade de vida do paciente. Objetivo: Descrever e analisar a qualidade de vida narrada em pacientes adultos acometidos por câncer terminal em cuidados paliativos. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, cujo levantamento bibliográfico ocorreu entre janeiro e março de 2021, nos idiomas português, inglês e espanhol, indexados nas bases de dados: Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e PubMed. Resultados e Discussões: Selecionou-se 16 artigos que teceram o corpus desta revisão, dos quais foi evidenciado que o padrão da qualidade de vida era BAIXO. Dentre os fatores que comprometiam a QV encontrou-se a presença de sintomatologias, com ênfase na dor, fadiga, constipação, ansiedade e depressão e na dispneia, também nos determinantes socioeconômicos e a não participação da família no processo do tratamento. Nos aspectos que favorecem a QV foi encontrado a inserção precoce nos cuidados paliativos, a religiosidade/espiritualidade e a participação da família na terapêutica. Conclusão: a assistência especializada prestada em cuidado paliativo é essencial para a melhoria da qualidade de vida de cada indivíduo, cujos achados nesse estudo apontam que o padrão ainda é baixo, associado a características biopsicossociais, dessa forma, deve-se estimular uma reflexão crítica acerca dessa assistência no Brasil, incentivar pesquisas nacionais com ênfase nessa abordagem e priorizar a identificação precoce dos fatores que compactuam com a redução da QV.
Descrição: BATISTA, Dayane Aires de Queiroz. Qualidade de vida durante os cuidados paliativos oncológicos em adultos: uma revisão integrativa. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25745
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayane Aires de Queiroz BatistaPDF - Dayane Aires de Queiroz Batista420.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito301.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.