Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25747
Título: Avaliação do efeito da própolis na prevenção e tratamento de doenças bucais: uma revisão sistematizada
Autor(es): Melo, Iarlla Andrade Pereira da Rocha
Palavras-chave: Odontologia
Própolis
Fitoterapia
Atividade antimicrobiana
Data do documento: 8-Out-2021
Resumo: A própolis é uma substância resinosa natural, coletada pelas abelhas para assepsia e proteção da colmeia contra insetos e microrganismos, sendo responsável pela impermeabilização, isolamento térmico no interior da colmeia. Há uma grande valorização comercial do extrato aquoso de própolis principalmente para uso por via oral, devido a suas propriedades antibacteriana, anti-inflamatória, antiviral, fungicida, imunoestimulante, cicatrizante e de anestésico local por esses motivos há um interesse global em pesquisá-la. Na odontologia este produto é de interesse para o tratamento e prevenção das doenças bucais em várias áreas como: cariologia, cirurgia oral, dentística, endodontia, periodontia, estomatologia e patologia oral. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da própolis na prevenção e no tratamento de diversas doenças bucais publicadas em ensaios clínicos e pesquisas in vitro no período de 2019 até agosto de 2021. Para tanto, foi realizada uma pesquisa eletrônica de acordo com a estratégia de pesquisa PICOS, usando os termos de “Propolis” (própolis) e “Dentistry” (odontologia) e “clinical trial” (ensaio Clínico). Foram selecionados todos os artigos publicados entre 2019 até agosto de 2021 nos idiomas português, espanhol e inglês, e escolhido duas plataformas que possuíam mais de 2 artigos dentro do filtro citado, as duas bases de dados foram a PubMed e Periódicos Capes, revisados por pares no caso plataforma Capes, acerca do uso da própolis na prevenção e/ou tratamento das doenças bucais. Mediante os critérios de inclusão definidos previamente, 91 estudos foram identificados como elegíveis, após as exclusões, por motivo de duplicata ou não atender a proposta deste trabalho, 20 ensaios clínicos randomizados foram incluídos aptos para a análise sistematizada, reportando um total de 640 participantes submetidos a alguma terapia com a própolis, dentre destes 139 pacientes pediátricos e em relação aos estudos in vitro, optaram por dentes de coelho, ratos, bovinos ou materiais odontológicos, como resina. Além de observar que as áreas mais pesquisadas são cariologia e endodontia, também foi observado pesquisas relacionadas a diminuição da dor. Ademais, é percebido que o Brasil é um dos países com maior número de pesquisas na área odontológica e que a demanda por pesquisas com a própolis se manteve assídua em todo o mundo. Os resultados das análises apoiam o efetivo uso no combate e prevenção da cárie, gengivite, periodontite, dor e inflamação, além de relatar benefícios antimicrobiano através do uso de materiais odontológicos.
Descrição: MELO, Iarlla Andrade Pereira da Rocha. Avaliação do efeito da própolis na prevenção e tratamento de doenças bucais: uma revisão sistematizada. 2021.29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25747
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iarlla Andrade Pereira da Rocha MeloPDF - Iarlla Andrade Pereira da Rocha Melo324.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito65.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.