Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25753
Título: Efeitos da estimulação transcraniana por corrente alternada na modulação da dor em indivíduos portadores de lombalgia: Revisão sistemática
Autor(es): Macedo, Marília Caroline Ventura
Palavras-chave: Tratamento da dor
Dor lombar
Coluna vertebral
Data do documento: 27-Abr-2021
Resumo: A dor crônica na coluna lombar é um problema de saúde pertinente por ser uma causa frequente de incapacidade e morbidade na população. Dentre os tipos de tratamento para dor, a estimulação transcraniana por corrente alternada (ETCA) é uma ferramenta de estimulação cerebral que pode produzir efeitos neuroplásticos e induzir o alívio da dor, tornando-se uma possibilidade de tratamento não farmacológica, econômica e com baixa incidência de efeitos adversos. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática para verificar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente alternada na modulação da dor em indivíduos portadores de lombalgia. O presente estudo consiste em uma revisão sistemática por meio de buscas nas bases de dados PUBMED, Cochrane Library, LILACS, PEDro e Scielo, de junho de 2020 a março de 2021. Os descritores e termos de busca foram utilizados de forma combinada. Apenas ensaios clínicos randomizados publicados entre 2002 e março de 2021 foram considerados. Artigos publicados antes de 2002, realizados em animais, com outros desenhos metodológicos e que não utilizaram a ETCA para o tratamento da lombalgia foram eliminados. Assim, 2 ensaios clínicos randomizados controlados duplo cego com 53 indivíduos portadores de dor lombar crônica foram revisados neste estudo. Ambos foram analisados qualitativamente através da Escala PEDro e apresentam alto nível de evidencia científica. Os resultados dos estudos apontam que a ETCA é significativamente eficaz (p=0,0488, p=0,0017), por promover a redução de 60 a quase 90% do nível da dor lombar a curto e longo prazo. Além disso, identificaram que as oscilações alfa endógenas estavam reduzidas em indivíduos com dor lombar e que aumentaram após a estimulação da ETCA, observaram ainda uma correlação entre as áreas somatossensoriais e frontais no mecanismo deste tipo de dor. Os parâmetros de ETCA aplicados consistem na frequência alfa que varia entre 8 a 13 Hz e a frequência gama que varia de 30 a 100 Hz, intensidade de 1 a 4 mA por meio de três eletrodos em posições variadas no crânio, com duração da sessão de 8 a 40 minutos, totalizando 1 ou 8 sessões. Portanto, a utilização da neuromodulação através da estimulação transcraniana por corrente alternada na modulação da dor em indivíduos com lombalgia é eficaz.
Descrição: MACEDO, Marília Caroline Ventura. Efeitos da estimulação transcraniana por corrente alternada na modulação da dor em indivíduos portadores de lombalgia: Revisão sistemática. 2021. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25753
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Caroline Ventura MacedoPDF - Marília Caroline Ventura Macedo613.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito622.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.