Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25758
Título: Qualidade da água: Um estudo de caso nas escolas das zonas rurais do semiárido paraibano
Autor(es): Silva, Izabelle de Assis e
Palavras-chave: Potabilidade
Qualidade da água
Semiárido
Educação ambiental
Data do documento: 28-Mai-2021
Resumo: A região rural localizada no semiárido nordestino é a que mais sofre com problemas em relação a escassez de água devido aos recursos hídricos estarem divididos de maneiras desiguais, o tempo de estiagem nessas regiões podem se prolongar desde meses até anos, e dessa forma a população busca alternativas para suprir essa falta de água, utilizando fontes de águas susceptíveis a contaminação na grande maioria das vezes por não ter outra alternativa. Diante desse contexto, este estudo de caso tem como objetivo avaliar por meio de alguns parâmetros físicos, químicos e microbiológicos a qualidade da água consumida pela comunidade escolar em duas escolas situadas na zona rural nas cidades de Alcantil e Queimadas, ambas pertencentes ao semiárido paraibano. O trabalho se desenvolveu a partir de visitas às duas escolas pertencentes à comunidade rural com o objetivo de fazer coletas de água para serem analisadas, após a obtenção dos resultados referentes às análises da água foi feita uma nova visita às escolas com a finalidade de socializar os resultados com a comunidade, como também o desenvolvimento de ações em educação ambiental, direcionadas ao uso racional da água, noções de preservação dos mananciais e sugestões de armazenamento de forma adequada para o consumo humano. De acordo com os resultados as análises dos parâmetros físico-químicos da água em ambas as escolas estavam em conformidade e dentro dos padrões estabelecidos pela legislação e pelo Ministério da Saúde pela Portaria de consolidação de 05/2017, já em relação aos parâmetros microbiológicos foi feita a detecção de contaminantes do tipo Coliformes totais e E. Coli em ambos os filtros de barro utilizados de forma direta para o consumo, indicando não conformidade de acordo com a legislação e com a Portaria já citada do Ministério da Saúde, a presença desses contaminantes indicam uma maior probabilidade de adquirir doenças de veiculação hídrica devido a sua contaminação.
Descrição: SILVA. Izabelle de Assis e. Qualidade da água: Um estudo de caso nas escolas das zonas rurais do semiárido paraibano. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25758
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabelle de Assis e SilvaPDF - Izabelle de Assis e Silva2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito213.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.