Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25761
Título: Análise comparativa do desempenho de dessalinizadores via energia solar para potabilização de águas salobras
Autor(es): Silva, Karyna Steffane
Palavras-chave: Dessalinização
Energia solar
Qualidade da água
Data do documento: 23-Set-2021
Resumo: A escassez hídrica é um problema que atinge o mundo todo, já que a maior parcela de água disponível é salgada e imprópria para consumo humano. Logo, caminhos para o aproveitamento desse tipo de água têm sido desenvolvidos. A dessalinização via energia solar é uma alternativa promissora para regiões com alta incidência de radiação solar, já que se trata de uma fonte energética considerada limpa. Essa tecnologia é um método antigo, mas que vem se inovando com novos modelos de dessalinizadores. Logo a presente pesquisa faz uma análise comparativa do desempenho entre modelos que possuem a mesma área de exposição solar, mas formatos diferentes, um dessalinizador passivo do tipo pirâmide e o dessalinizador passivo do tipo dupla inclinação. Para realizar o comparativo, os dessalinizadores foram operados nos mesmos dias, horários e condições climáticas. Ao passar pelo processo de dessalinização, os equipamentos apresentaram produtividades médias significativas, sendo de 2508,0 mL.m-2.dia-1 para o dessalinizador tipo pirâmide e 2329,0 mL.m-2.dia-1 para o tipo dupla inclinação. Foi verificada a qualidade físico-química da água antes e depois do processo, obtendo reduções expressivas. A alcalinidade foi reduzida em 99,60% em comparação a água bruta, 99,99% de redução no teor de cloretos e com nível máximo de redução para dureza, 100%. Para a condutividade elétrica, verificou-se redução máxima de 99,90% e turbidez de 50%. Já para o sódio, foi constatada a redução total de 100%. Portanto, ficou constatado que os dois dessalinizadores apresentaram potencial para uso, pois todos os valores dos parâmetros físico-químicos obtidos após o tratamento realizado atenderam aos padrões de potabilidade da portaria vigente em relação a qualidade da água obtida. Além disso, os modelos se apresentam como alternativas viáveis e de baixo custo para serem aplicados em pequenas comunidades das regiões do semiárido brasileiro.
Descrição: SILVA, Karyna Steffane da. Análise comparativa do desempenho de dessalinizadores via energia solar para potabilização de águas salobras. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25761
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karyna Steffane da SilvaPDF - Karyna Steffane da Silva2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito125.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.