Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25769
Título: Modelagem e previsão de modelos de séries temporais do consumo de energia elétrica na região Nordeste do Brasil
Autor(es): Araújo, Eduardo Gomes de
Palavras-chave: Séries temporais
Energia elétrica
Modelos SARIMA
Algoritmo Holt-Winters
Data do documento: 4-Out-2021
Resumo: A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas, sendo de grande importância para o crescimento econômico mundial. Neste contexto, analisou-se a série temporal do consumo de energia elétrica no Nordeste brasileiro, no período de janeiro de 1997 a maio de 2021 e estimou-se a previsão para todo o ano de 2021, baseando-se em metodologias utilizadas na análise de séries temporais. Os métodos aplicados para estas previsões foram os algoritmos de Holt-Winters, nas formas aditiva e multiplicativa, e também o método de modelagem de Box-Jenkins, nas formas SARIMA e SARIMAX. Para o caso do modelo SARIMAX, aplicou-se uma variável dummy, com valores 1 para os meses a partir de Junho de 2001, adotando como referência o racionamento de energia do governo Fernando Henrique Cardoso, e 0 para os meses anteriores. A escolha do modelo para ajuste da série temporal foi feita com base nos critérios AIC (Critério de Informação de Akaike), BIC (Critério de Informação Bayesiano) e EQMP (Erro Quadrático Médio de Previsão). Os cálculos foram feitos no software estatístico R. Por fim, o modelo SARIMA(4, 1, 1)(2, 0, 0) foi o que forneceu a melhor previsão para o consumo de energia elétrica no Nordeste brasileiro.
Descrição: ARAÚJO, Eduardo Gomes de. Modelagem e previsão de modelos de séries temporais do consumo de energia elétrica na região Nordeste do Brasil. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25769
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Gomes de AraújoPDF - Eduardo Gomes de Araújo1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito176.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.