Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Eduarda Pereira da-
dc.date.accessioned2022-02-16T11:08:56Z-
dc.date.available2022-02-16T11:08:56Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.identifier.otherCDD 530.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25809-
dc.descriptionSILVA, Maria Eduarda Pereira da. Ciclos modelagem: Uma proposta para o ensino da Física Moderna atraves da resolução de problemas. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo principal o estudo e a elaboração de uma proposta de ensino através da atividade de resolução de problemas por meio dos ciclos de modelagem propostos por David Hestenes com o intuito de auxiliar o estudante a compreender e relacionar os modelos mentais com os modelos conceituais dos fenômenos físicos abordados. A metodologia utilizada para realização dos estudos foi de natureza qualitativa. Para alcançarmos nossos objetivos, realizamos as buscas e a escolha de situações problema referentes aos conteúdos da Física Moderna, mais especificamente aos temas Relatividade, Modelo de corpo negro e Efeito Fotoelétrico, para assim remodela-las nos padrões da Modelagem Matemática. Posteriormente, foi elaborada, uma proposta de ciclo de modelagem tendo como base para a modelagem as situações problema, referentes ao tema relatividade, previamente adaptadas. Os resultados do estudo nos levam à conclusão de que a metodologia se constitui de uma estratégia eclética e fácil de ser utilizada no ensino, uma vez que tem como base a resolução de problemas e que estes podem assumir qualquer estrutura, ou seja, experimentais, simulações, “lápis e papel”, desde que adaptados aos padrões da modelagem. Por fim, este tema de pesquisa poderá indicar caminhos nas metodologias abordadas no ensino de física, utilizando a modelagem matemática de David Hestenes, o que contribuirá positivamente no ensino de física, e mais especificamente na resolução de problemas o que, consequentemente, refletirá na Educação Básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ana Raquel Pereira de Ataídept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCiclos de Modelagempt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectFísica Modernapt_BR
dc.subjectTeoria da modelagempt_BR
dc.titleCiclos modelagem: Uma proposta para o ensino da Física Moderna atraves da resolução de problemaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eduarda Pereira da SilvaPDF - Maria Eduarda Pereira da Silva294.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito57.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.