Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25809
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Eduarda Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T11:08:56Z | - |
dc.date.available | 2022-02-16T11:08:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 530.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25809 | - |
dc.description | SILVA, Maria Eduarda Pereira da. Ciclos modelagem: Uma proposta para o ensino da Física Moderna atraves da resolução de problemas. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho tem como objetivo principal o estudo e a elaboração de uma proposta de ensino através da atividade de resolução de problemas por meio dos ciclos de modelagem propostos por David Hestenes com o intuito de auxiliar o estudante a compreender e relacionar os modelos mentais com os modelos conceituais dos fenômenos físicos abordados. A metodologia utilizada para realização dos estudos foi de natureza qualitativa. Para alcançarmos nossos objetivos, realizamos as buscas e a escolha de situações problema referentes aos conteúdos da Física Moderna, mais especificamente aos temas Relatividade, Modelo de corpo negro e Efeito Fotoelétrico, para assim remodela-las nos padrões da Modelagem Matemática. Posteriormente, foi elaborada, uma proposta de ciclo de modelagem tendo como base para a modelagem as situações problema, referentes ao tema relatividade, previamente adaptadas. Os resultados do estudo nos levam à conclusão de que a metodologia se constitui de uma estratégia eclética e fácil de ser utilizada no ensino, uma vez que tem como base a resolução de problemas e que estes podem assumir qualquer estrutura, ou seja, experimentais, simulações, “lápis e papel”, desde que adaptados aos padrões da modelagem. Por fim, este tema de pesquisa poderá indicar caminhos nas metodologias abordadas no ensino de física, utilizando a modelagem matemática de David Hestenes, o que contribuirá positivamente no ensino de física, e mais especificamente na resolução de problemas o que, consequentemente, refletirá na Educação Básica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ana Raquel Pereira de Ataíde | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ciclos de Modelagem | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.subject | Física Moderna | pt_BR |
dc.subject | Teoria da modelagem | pt_BR |
dc.title | Ciclos modelagem: Uma proposta para o ensino da Física Moderna atraves da resolução de problemas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Eduarda Pereira da Silva | PDF - Maria Eduarda Pereira da Silva | 294.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 57.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.