Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25842
Título: Estudo Comparativo Sobre Disjuntores Ortodônticos em Expansão Maxilar: Uma Revisão Integrativa de Literatura
Autor(es): Oliveira, Pedro Terra
Palavras-chave: Ortodontia
Maxila
Odontologia
Data do documento: 7-Dez-2021
Resumo: Realizar uma revisão integrativa da literatura acerca dos disjuntores ortodônticos utilizados para expansão maxilar. Estabeleceu-se a seguinte pergunta norteadora: “Qual disjuntor que propicia um melhor sucesso clínico na expansão maxilar?”. Foram utilizadas quatro bases de dados para a análise dos artigos, sendo: portal U. S. National Library of Medicine (PubMed/NLM), a base de dados eletrônica LILACS e duas bibliotecas digitais (Banco de esses da CAPES e SciELO). Foram selecionadas palavras livres para a busca na chave de pesquisa da base de dados, sendo essas: “maxilla expansion”; “Hass disjunct”; “Hyrax disjunct” e “orthodontic implant”. Foram utilizados os conectores booleanos “AND” e “OR”. Foram encontrados 30.946 (trinta mil novecentos e quarenta e seis) trabalhos na íntegra; destes, 07 (sete) trabalhos foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. 29 (vinte e nove) artigos estavam duplicados. Com a análise dos artigos, o aparelho de Haas obtêm-se melhores resultados ortopédicos com maior amplitude de disjunção e a um aumento significativo da cavidade nasal, enquanto que com o aparelho Hyrax – obtida maior angulação palatina no pós-tratamento e uma expressiva inclinação da coroa dos molares. Ambos os disjuntores realizam a expansão rápida da maxila de forma eficaz. A disjunção maxilar utilizando os aparelhos do tipo Haas e Hyrax são semelhantes, porém a angulação palatina e a inclinação das coroas dos molares são maiores no grupo Hyrax, assim são eficientes em sua função o que os diferencia é apenas a intensidade do efeito que irá ser produzido, dessa forma, suas indicações de uso vão depender da especificidade do aparelho e do resultado que é necessário alcançar. Os resultados dessa revisão responderam à pergunta norteadora estabelecida na metodologia.
Descrição: OLIVEIRA, Pedro Terra. Estudo comparativo sobre disjuntores ortodônticos em expansão maxilar: Uma revisão integrativa da literatura. 2021. 16 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25842
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Pedro Terra de Oliveira Cardoso.pdfPDF- Pedro Terra de Oliveira Cardoso342.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC Pedro Terra.pdfTermo de Deposito98.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.