Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25852
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marenco, Anna Raphaella de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-19T18:04:47Z | - |
dc.date.available | 2022-02-19T18:04:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.656 1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25852 | - |
dc.description | MARENCO, A. R. de L. A multimodalidade em questões de língua espanhola no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Espanhola).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho em questão teve como objetivo observar as questões de leitura do ENEM (2010-2019) na área de Língua Espanhola quanto à presença da multimodalidade. Para isso, nos apoiamos nos aportes teóricos sobre multimodalidade de Kress & Van Leeween (1996); Kress (2000, 2007, 2010) e sobre leitura amparamos nossa análise no conceito de leitura delineado por Luke & Freebody (1997) e Van Leeuwen (2005). Além disso, utilizamos a metodologia da pesquisa qualitativa, com apoio de dados quantitativos, para descrever e interpretar nossos dados. Ainda, foi possível através de nossa análise encontrar dados relevantes sobre o tratamento da leitura multimodal no ENEM, como por exemplo, que em seis dos dez anos de aplicação do ENEM, existiu uma questão - de um total de cinco - que abordava mais de um modo de significação, quais sejam: Linguagem verbal e Linguagem visual. Assim, compreendemos que a multimodalidade obteve baixa representatividade no Exame em questão, apesar de ser um conteúdo extremamente relevante para o ensino de língua estrangeira, em especial para a língua espanhola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Fábio Marques de Souza. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM | pt_BR |
dc.title | A multimodalidade em questões de língua espanhola no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Deposito_TCC.pdf | 69.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
ARTIGO ANNA RAPHAELLA COM FICHA.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.