Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25858
Título: Reflexões históricas sobre a industrialização paraibana entre as décadas de 1980 e 1990
Autor(es): Xavier, Milena dos Santos
Palavras-chave: Economia
Industrialização
Produção agrícola
Data do documento: 18-Set-2021
Resumo: O processo de estruturação do setor industrial no Estado da Paraíba tem suas bases históricas fundamentadas em uma economia essencialmente agrícola, que emergiu em um contexto de intensas disputas tanto pela ocupação territorial, como também de adequação ao modelo econômico capitalista em expansão no transcorrer dos séculos XIX e XX. Dessa forma, as abordagens historiográficas que discutem a problemática, classificam o desenvolvimento da indústria paraibana como emergente, atrasada e tardia, na qual são evidenciadas tanto as desigualdades espaciais do setor, como também a desestruturação das relações de trabalho. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar os aspectos relacionados ao desenvolvimento da indústria de transformação na Paraíba, buscando realizar uma estreita observância aos seus espectros historiográficos, as implicações e os impactos resultantes do binômio capital-trabalho. Para alcançar o objeto proposto, foi desenvolvida uma pesquisa de revisão bibliográfica, estruturada a partir da catalogação, análise e síntese de trabalhos que visam investigar o contexto histórico da industrialização do Estado da Paraíba. Dessa forma, a pesquisa fundamenta-se em autores como Polari (2012), Herckmans (1886), Freyre (2001), Marx (1987), Decca (1985) dentre outros. O estudo apontou que o setor industrial paraibano sofreu importantes transformações nas últimas décadas, motivado principalmente pela interferência do setor público na concessão de recursos e isenções fiscais. Entretanto, dado o contexto histórico no qual se ergue, a indústria paraibana ainda representa um elo fraco da economia nacional, cujos principais problemas se revelam principalmente na concentração industrial nos grandes centros urbanos do Estado, enquanto nos espaços periféricos formam-se nichos elevados de pobreza e reduzidos índices de desenvolvimento humano e socioeconômicos.
Descrição: XAVIER, M. S. Reflexões históricas sobre a industrialização paraibana entre as décadas de 1980 e 1990. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25858
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdfMilena dos Santos Xavier538.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização de entrega - TCC.pdfMilena dos Santos Xavier1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.