Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25863
Título: Escola e família como agentes socializadores - uma experiência na EEEFM Carlota Barreira - Areia/PB
Autor(es): Silva, Tedma de Farias
Palavras-chave: Educação
Interação família/escola
Agente socializador
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo identificar os motivos pelos quais a família mantém a ausência na participação da vida escolar do estudante em uma escola na cidade de Areia, analisando como a instituição primária família pode ajudar na formação do indivíduo conjunto com a escola e percebendo como se dá a interação da família no interior da escola através dos relacionamentos dentro da mesma. Para o embasamento teórico, foram utilizados Bourdieu (2010), que discute a desigualdade social no ambiente escolar, e Freire (1970), que discorre sobre o afeto como uma forma de diálogo e entre outros. No âmbito metodológico, esta pesquisa se trata de um estudo participante, no qual foi utilizada a metodologia qualitativa por meio da etnografia, que se preocupa com a compreensão, além de realizar entrevistas através de formulários on-line com estudantes da Escola Carlota Barreira, no município de Areia, na Paraíba. A partir das entrevistas, compreendemos alguns dos motivos que levam os pais a se distanciarem da escola, tendo em vista que a participação dos pais na escola, em hipótese, é vista apenas quando estes são chamados, uma vez que pensam que o Ensino Médio dispensa a sua participação devido aos estudantes possuírem certa maturidade. Entende-se, dessa forma, que a falta de interesse é decisiva no processo da presença dos pais. Ao observar a relação família-escola, pudemos compreender culturalmente o fato de os alunos/as buscarem seu lugar social independente da educação familiar recebida. Também se pôde refletir categoricamente os motivos do não comparecimento dos pais que residem na zona rural na interação com a escola.
Descrição: SILVA, T. F. Escola e família como agentes socializadores - uma experiência na EEEFM Carlota Barreira - Areia/PB. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/25863
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo_de_Deposito1.pdf67.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC TEDMA (2).pdf296.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.